Reunião do Comitê da MacroLeste Covid-19 apresenta ações compartilhadas para a região leste

Créditos Frederico Bussinger

A Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promoveu ontem (06-05) pela manhã, a 4ª. Reunião presencial ordinária do Comitê Macrorregional COVID-19 da Macro Leste, quando foram apresentadas diversas ações de enfrentamento ao novo coronavírus, que são fruto do debate dos representantes de instituições de diversos setores e multidisciplinares da região que compõem o mesmo.

Participaram representantes de áreas temáticas da SRS-GV, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS) Regional, 5º Comando Operacional de Bombeiros, 6º Batalhão de Bombeiros Militar, da 8ª. Região Militar, Polícia Civil e convidados como as Universidades Federal de Juiz de Fora (UFJF-Campus Governador Valadares), Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Ministério Público, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Valadares e gestores dos municípios polo das Microrregiões de Saúde.

O Comitê é uma instância criada pelo Governo de Minas Gerais, que tem o objetivo de contribuir com informações e diagnósticos para subsidiar a análise da situação macrorregional e o processo de decisões do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-MINAS – COVID-19) em Belo Horizonte, bem como adotar e fixar medidas e respostas específicas necessárias à prevenção, controle do contágio e tratamento das pessoas afetadas

Na pauta da reunião, inicialmente a referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvige) da SRS-GV, Luiz Patrício Neto, apresentou o atual cenário Epidemiológico do COVID-19 na Macrorregião Leste, que registra em 51 municípios de sua área de abrangência, 35 casos confirmados (casos mais óbitos), 205 descartados, 5 óbitos confirmados e 21 descartados e 4 que ainda estão em investigação.

Em seguida, o superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares e coordenador da Sala de Situação, Rômulo Batista Gusmão, fez uma prestação de contas das ações pactuadas no comitê que já estão em fase de implementação e execução.

Uma dessas ações principais é a da estruturação de um laboratório de exames para Covid-19 em Governador Valadares, na UNIVALE, em parceria com a UFJF. “ Nós concluímos a análise da adequações que a estrutura física tem de ter na Univale para receber os equipamentos da UFJF, resultado de um termo de cooperação com a direção da sede desta universidade em Juiz de Fora, que envolve também a disponibilização de recursos humanos”, informou.

Ainda segundo o superintendente, essas unidades acadêmicas também vão promover daqui a uma semana, em parceria com a área técnica da SRS-GV, capacitações de profissionais de unidades hospitalares que serão referência no atendimento a pacientes com COVID-19 na região. “O foco desses treinamentos será em aspectos quanto a biossegurança e manejo clínico, teste rápido e coleta de Swab em ambientes hospitalares”, informou.

Ainda segundo Rômulo Gusmão, outra ação importante que será implementada é o treinamento em desinfecção hospitalar de ambientes públicos que os bombeiros vão promover no próximo dia 08-05 para seus próprios integrantes, que posteriormente serão multiplicadas para técnicos municipais das microrregiões de Valadares, Resplendor, Mantena, São João Evangelista/Peçanha e Santa Maria do Suaçui.

Concluindo esse balanço de ações, o superintendente Regional de Saúde de Valadares destacou a Nota Técnica de distanciamento social que o Comitê Macroleste disponibilizou para todos os municípios da região. “Hoje após analisar a taxa de ocupação de leitos e a incidência de casos por um milhão de habitantes, a orientação oficial Comitê é que a região está num cenário de distanciamento social seletivo, desde que seguidos as regras de disponibilidade de profissionais, de equipamentos de Proteção individual (EPI) e além disso, com a recomendação que toda a população circulante utilize mascaras”, finalizou.

Já a reitora da UNIVALE, Lisandra Lopes Coelho Rocha ressaltou a importância do Comitê e como a universidade pode participar no enfrentamento ao Covid-19. “A partir da instalação do Comitê Macroregional houve a possibilidade de mais conhecimento dos dados relacionados à saúde da região para fundamentar importantes decisões. A Univale vem atuando para contribuir com capacitações através de um grupo multidisciplinar, incluindo a equipe de biossegurança, possibilitando assim, parcerias para viabilizar a instalação de um laboratório para exames, além de ações de divulgação das informações partilhadas, assegurando assim nossos valores em relação a responsabilidade social, ambiental, respeito a vida e o cuidado com as pessoas”, frisou.

No final do encontro, os membros decidiram que a próxima reunião do dia 13-05, será realizada de forma virtual.

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima