O Programa Farmácia de Todos e a regionalização da assistência farmacêutica que está sendo implementada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foram alguns dos temas tratados em encontro de capacitação realizado nesta sexta-feira (10/02) pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS). O encontro envolveu a participação de farmacêuticos que atuam em 53 municípios que integram a área de atuação da Regional. Um dos objetivos da capacitação organizada pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS foi alinhar e atualizar informações, bem como trocar experiências com os municípios.
A regionalização da assistência farmacêutica leva em conta que, entre as melhorias previstas está a ampliação do elenco de medicamentos de 145 para até 340 itens, referente aos municípios que aderirem à iniciativa.
A coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS de Montes Claros, Viviane Verbênia destacou que o sucesso da regionalização da assistência farmacêutica depende tanto do envolvimento dos profissionais de saúde como, também, dos gestores municipais visando garantir à população o acesso gratuito a medicamentos com qualidade via o Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a capacitação, o farmacêutico da Superintendência Regional de Saúde, Marcos D´Angelis falou sobre a dispensação de componentes básicos e medicamentos de alto custo e os profissionais atuantes nas secretarias municipais de saúde tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e os serviços executados pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional. Além disso, aprofundaram os conhecimentos sobre o encaminhamento de processos de solicitação e dispensação de medicamentos.
Farmácia de Todos
Ainda durante o encontro, os profissionais norte-mineiros debateram questões relativas ao Programa Farmácia de Todos, implementado pelo Governo do Estado. O diferencial do Programa é que os seus investimentos procuram abarcar ações para além do fornecimento de medicamentos aos usuários do SUS, contemplando ações voltadas à clínica e o apoio aos municípios.
Entre as estratégias de ações estão a qualificação dos serviços farmacêuticos vinculados à rede de farmácias públicas; a garantia do abastecimento regular de medicamentos essenciais aos serviços de saúde por meio da regionalização da assistência farmacêutica, e a garantia de disponibilização de estrutura adequada para atendimento humanizado e armazenagem de medicamentos por meio da Rede Farmácia de Todos.
Autor: Pedro Ricardo