Regional Varginha sedia 1º Seminário de Hepatites Virais

Foto: Tânia Corrêa / SRS Varginha

Técnicos dos municípios de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha estiveram, nos dias 17, 18 e 19 de maio, em Varginha, no campus do Grupo UNIS, para a 1ª Reunião de Coordenadores de Vigilância Epidemiológica da SRS em 2022, que foi seguida do I Seminário de Hepatites Virais.

Contando com a participação de toda a equipe da Vigilância Epidemiológica da SRS Varginha, a reunião de coordenadores apresentou os técnicos deste setor da Regional, bem como as funções e contatos de todos os servidores. “É gratificante retomarmos o hábito de nos vermos pessoalmente, de conhecer e de realizar este diálogo direto entre técnicos da SRS e municípios, ainda mais devido à alta rotatividade de funcionários que muitas vezes os municípios possuem, esta apresentação é sempre válida”, ressaltou Monique Borsato, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Varginha.

A reunião apresentou, de forma detalhada, as áreas de atuação da Vigilância dentro do trabalho em saúde do município, enfatizando legislações, objetivos e desafios. “É de extrema importância que nós, enquanto equipes de saúde e, em especial, epidemiologia, tenhamos sempre em mente o pensamento de que doenças não transmissíveis devem ser trabalhadas com o mesmo empenho que as agudas e transmissíveis; esta vigilância constante de todos os agravos é que faz com que a vigilância em saúde seja abrangente e efetiva”, disse Monique.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Varginha, Aline Ribeiro Soares, abordou, de forma dinâmica, o financiamento e as maneiras de aplicação de recursos destinados à Vigilância em Saúde, bem como o painel de resoluções online. As resoluções que abrangem as salas de vacina e a imunização foram apresentadas pelos técnicos Anderson Pessi e Júlio César da Cruz.

Para o I Seminário de Hepatites Virais, a SRS Varginha recebeu como convidado e palestrante a referência técnica da Coordenação Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (IST-SES/MG), Geraldo Scarabelli Pereira. Geraldo foi recepcionado com muita satisfação pela equipe, devido ao trabalho de anos dedicados às Hepatites. “É uma grande honra podermos contar com esta referência em Hepatites, que é o Geraldo, para este encontro, que é marcado, também, pela alegria do retorno das reuniões presenciais”, frisou Lilian Valladão, Referência das ISTs na SRS Varginha.

Ao longo dos dois dias de Seminário, Geraldo conduziu um encontro repleto de experiências e detalhamento de processos e práticas da rotina dos profissionais que lidam com este agravo. Marcadores sorológicos, especificidades de cada Hepatite, tratamento ou imunização, impacto das Hepatites nas sociedades, critérios para notificações, além de momentos de prática, onde os técnicos acessaram o Sistema de Qualificação da Informação no SINAN, de forma orientada.

Foto: Tânia Corrêa / SRS Varginha

Representantes dos Serviços de Atendimento Especializados (SAEs) da região estiveram presentes e o município de São Lourenço, por meio da coordenadora do SAE, Fabíola Castro Neves, realizou apresentação do serviço, detalhando o trabalho realizado que envolveu busca ativa, revisão de prontuários, dimensionamento de consultas médicas e vigilância dos pacientes sob responsabilidade, a fim de uma reorganização do fluxo e melhoria na qualidade do serviço ofertado.

A Hemo e retrovigilância, seus objetivos, importância e fluxos foram os últimos temas abordados por Geraldo, que definiu o momento como uma experiência de compartilhamento de informações e gratidão.

Autor: Tânia Corrêa

Rolar para cima