Regional de Uberaba realiza capacitação sobre surtos de covid-19

Imagem





A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba realizou, na última segunda-feira (26/4), capacitação on-line sobre surtos de covid-19 em ambientes restritos ou fechados com profissionais dos 27 municípios da macrorregião Triângulo do Sul. O encontro foi dividido em duas partes, entre municípios que notificam mais e municípios que notificam menos, ou têm mais dificuldade em realizar e acompanhar os registros de ocorrência de surtos.

A SRS Uberaba é a regional que mais notifica surtos no estado, sendo este um resultado de vigilância constante por parte de seus profissionais. Edinel Ávila, referência técnica de surtos da Vigilância Epidemiológica da SRS Uberaba, destacou a importância da investigação do surto de forma conjunta entre integrantes da Vigilância em Saúde, com responsabilidades definidas, tanto para epidemiologia, como para vigilância sanitária e saúde do trabalhador. Ela afirma que, “na regional, nós trabalhamos de forma articulada, inclusive com a assistência à saúde, que deve colaborar na detecção do surto, já que é por meio dela que se tem contato com o paciente suspeito de covid-19, podendo identificar o local de trabalho do mesmo, e informar à vigilância”. Ivone Carneiro, referência de surtos da Vigilância Sanitária da SRS Uberaba, explica que na regional de Uberaba, conforme dados de 12/4, são 180 surtos de covid-19 notificados em ambientes de trabalho, expondo quase 15 mil pessoas ao risco de adoecer e morrer durante suas atividades laborais, desde o início da pandemia.

Créditos: Sara Braga

Segundo ela, “há portadores sintomáticos e assintomáticos do vírus, portanto, sensibilizar sobre o risco de exposição ocupacional à covid-19 é de extrema necessidade. Além disso, apontamos que certos estabelecimentos econômicos já estão vivenciando o segundo surto e também estão surgindo surtos que envolvem indivíduos em abrigos e casas lares com atividades direcionadas a crianças e adolescentes. Nossas discussões técnicas unem assistência à saúde, epidemiologia, sanitária e saúde do trabalhador, direcionando a realização de ações oportunas quando detectado possível surto, e lembrando sempre do papel de cada um nesse processo, para que ninguém se abstenha de suas responsabilidades”.

Por outro lado, Andreza Machado, referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde, afirma que o monitoramento e manejo de casos suspeitos ou confirmados e seus contatos, é uma estratégia essencial e reconhecidamente eficaz para impedir a propagação e interromper a cadeia de transmissão da covid-19. “Reforçarmos as diretrizes gerais de monitoramento e a importância do alinhamento entre as equipes para as atividades de investigação de casos e rastreamento de contatos. O Estado vem acompanhando essa estratégia desde outubro de 2020, com a disponibilização do Painel de Monitoramento de Contatos, que tem como objetivo o preenchimento da ferramenta. Assim, os municípios têm conhecimento dos dados por meio do Indicador – Proporção de Casos, que possibilita a gestão qualificar o monitoramento e o manejo de casos e contatos de covid-19.

Na SRS Uberaba, de junho de 2020 a 12 de abril de 2021, foram notificados 33 surtos em serviços de saúde, 26 em serviços de alimentos, 26 em agronegócios, 15 em serviços públicos, 13 em usinas de açúcar e álcool, 10 em Instituições de longa Permanência (ILPI), 10 em unidades prisionais, 5 na construção civil, 4 em setores de vestuário, 3 em bancos ou instituições financeiras, 3 em transportes rodoviários e cargas, 3 em fabricação de artigos promocionais, 2 em segurança pública, 2 em escolas, 1 em partido político, 1 em drogaria e mais 21 em outros setores não determinados, totalizando 180 surtos na macrorregião.


Autor: Sara Braga

Rolar para cima