Enfermeiras e médicas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) participaram de uma capacitação sobre Sífilis e Toxoplasmose, que aconteceu ontem (05/10), na Regional de Saúde Uberaba.
Reforçar as ações necessárias junto à população, busca ativa de casos, orientação quanto às formas de prevenção e monitoramento dos casos que necessitam de tratamento foram temas abordados na capacitação. A importância do trabalho em equipe, o vínculo com a comunidade e a educação em saúde como estratégia de enfrentamento dos principais agravos, também.
“Ambos os agravos podem comprometer gravemente o feto, causando aborto, morte perinatal ou complicações que irão refletir na qualidade de vida desta criança e de sua família por toda a vida. Esta condição, afeta também os serviços de saúde, que devem acompanhar esses casos. A dificuldade que os municípios enfrentam na condução de certos casos me motivou a realizar a capacitação,” explica Jessica Scandiuzzi Veronez, referência do Núcleo de Atenção Primária da SRS Uberaba.
As médicas Caroline Spósito e Vanessa Antunes e a enfermeira Andreza Gobette integrantes da equipe de saúde da família do município de Delta elogiaram a iniciativa. As profissionais já trataram, este ano, um caso de sífilis e um de toxoplasmose gestacional, por isso acham muito importante debater sobre o tema.
“Foi muito bom o convite para participar da capacitação. Trabalhamos de forma muito integrada e acreditamos que isso faz toda a diferença para o paciente e para a própria equipe. Gostaria de ser convidada mais vezes para participar destes encontros”, disse Caroline Spósito.
Autor: Sara Braga