No dia 18/09 (sexta-feira), o Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS/Ubá) promoveu em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), polo Ubá, a Oficina do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Estiveram presentes coordenadores de Atenção Primária e profissionais dos NASF’s dos 31 municípios da GRS/Ubá, dentre eles, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos e Enfermeiros.
Ao início da programação da oficina os profissionais do NAPRIS/GRS/Ubá expuseram o panorama dos NASF’s das Regiões de Saúde de Ubá e Muriaé relacionado ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Logo após, houve uma apresentação teatral do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Guida Sollero de Ubá, chamado “Queira ou não, estamos aí!”. Este foi um fragmento de uma peça que foi montada com os usuários do CAPS. Apresentação que traz experiências reais dos próprios pacientes em hospitais e/ou internações.
Após a atividade, o público em torno de 110 pessoas se dividiu para as apresentações de experiências exitosas dos municípios de Visconde do Rio Branco e Guarani na preparação dos NASF’s para o PMAQ-AB. Os dois municípios expuseram suas experiências na implantação desse programa, lançado em 2011, que busca a melhoria do acesso e da qualidade da assistência prestada nas Unidades Básicas de Saúde através de adequações no processo de trabalho.
Para o período da tarde, a equipe do NAPRIS preparou oficinas sobre o Projeto Terapêutico Singular (PTS) e ao final, os municípios de Visconde do Rio Branco e Guarani, que expuseram suas experiências exitosas, receberam uma premiação por seu desenvolvimento na adequação ao programa.
Autor: Caroline Domingos