Regional de Sete Lagoas realiza o I Seminário Regional de Oncologia destinado à atenção primária

seminario-oncologia-setelagoasII

A prevenção e a detecção precoce dos cânceres são ações fundamentais para reduzir a mortalidade de pacientes diagnosticados com a doença. E foi com o intuito de mobilizar os profissionais da Atenção Primária à Saúde para efetivar-se o trabalho preventivo que está sendo realizado nesta sexta-feira (25/10) o I Seminário Regional de Oncologia da Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas.

O evento reuniu profissionais da saúde dos municípios da região em um espaço de discussão sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, o controle do tabagismo como estratégia de precaução ao câncer e a importância da atividade física na prevenção da doença. As palestras ainda discutiram a nutrição e alimentação saudável na prevenção à doença e a experiência dos cuidados paliativos na atenção domiciliar à pacientes.

A reunião de profissionais para a abordagem desses diversos temas é essencial também para a organização da saúde em âmbito regional, como observou o superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira. “É extremamente importante estarmos juntos para falar sobre prevenção, diagnóstico precoce e cuidados oncológicos”, destacou Teixeira.

O encontro, uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Regional de Saúde de Sete Lagoas, e a Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas, também debateu a Nova Rede de Oncologia do Estado de Minas Gerais com destaque para os serviços nas cidades de Curvelo e Sete Lagoas que atendem pacientes diagnosticados com câncer nesta região.

Essa característica regional, quanto à terapêutica da doença diante dos dois centros de tratamentos na circunscrição da SRS-Sete Lagoas, foi destacada pela coordenadora do Núcleo de Redes e Atenção à Saúde da Superintendência de Saúde (NRAS) de Sete Lagoas, Carla Ludimila de Freitas Patente. “O tema do seminário e cada uma das palestras foram escolhidas para capacitar os profissionais que trabalham nesta região, principalmente nos centros de tratamento em Sete Lagoas e Curvelo. Esperamos que tudo aprendido neste espaço seja utilizado na rotina diária de todos”.

De acordo com a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSENS-Sete Lagoas) e secretária Municipal de Saúde de Paraopeba, Márcia dos Anjos Ferreira Lopes, “a capacitação em tratamentos preventivos é fundamental “utilizar o aprendizado e a discussão captados e aplicá-los no tratamento da população atendida nos municípios é primordial”, destacou Lopes.

O contexto regional também foi lembrado pela subsecretária de Saúde Municipal de Sete Lagoas, Rosa Elstner, que parabenizou a iniciativa de realização do seminário. “Que essa iniciativa seja encarada como pontapé inicial para envolver as pessoas a pensarem de forma estratégica nas soluções para que possamos superar os problemas da saúde”, observou.

Autor: Nayara Souza

Rolar para cima