A equipe do Núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Varginha realizou, nos dias 01 e 02 de agosto, reuniões no auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas com referências dos municípios jurisdicionados. Coordenadores de Atenção Primária, Saúde Bucal, Saúde da Família e NASFs – Núcleos de Apoio à Saúde da Família do Sistema Único de Saúde (SUS) – compareceram para discutir e receber orientações acerca da Avaliação Externa do 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, iniciado em agosto (PMAQ).
O PMAQ, que tem como objetivo ampliar o acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica, fornecendo transparência e efetividade nas ações de saúde, é constituído de 03 fases: a primeira, onde é pactuado e homologado; a segunda, quando são realizadas as avaliações externas e a terceira, que é marcada pela recontratualização (autoavaliação – AMAQ, indicadores contratualizados e avaliação externa). O ciclo avaliativo é realizado a cada dois anos.
Fernando Mesquita, Coordenador do Núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Varginha (NAPRIS), falou aos presentes sobre a dinâmica da avaliação, apresentando os itens a serem considerados na Avaliação Externa, bem como os 06 módulos que a compõem. O número de equipes de avaliação externa no Estado, bem como suas características e critérios também foram apresentados por Fernando. “O agendamento das visitas é sempre realizado via e-mail, para o gestor, lembrando que as Unidades devem estar em funcionamento no dia da avaliação”.
Patrícia Bento, Referência Técnica em Saúde do NAPRIS, repassou aos presentes as mudanças do ciclo passado para o atual, considerando que este momento é de grande importância aos municípios. “O Programa tem o intuito de ajudar o município a se reorganizar e oferecer atenção integral e resolutiva à sua população, além de reconhecer e valorizar os resultados da qualificação da Atenção Básica municipal”, avaliou Patrícia.
Mônica Maciel, Referência Técnica do E-SUS na Regional de Saúde de Varginha, explicou cada um dos 03 itens que compõe o 3º ciclo, ressaltando que a Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica – (AMAQ) “tem a finalidade de tornar a autoavaliação um item complementar na construção do PMAQ e contribuir como uma ferramenta efetiva para o crescimento do trabalho da Atenção Básica”, finalizou Mônica.
Autor: Tânia Corrêa Machado