A Superintendência Regional de Saúde em Governador Valadares (SRS-GV) promoveu nesta terça-feira (15-12), na Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), o “Seminário Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Participaram mais de 80 representantes dos 51 municípios da região, entre gestores municipais de saúde, coordenadores municipais de Atenção Primária à Saúde, estudantes de cursos da área de saúde e técnicos da própria Regional . O objetivo foi difundir as políticas de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Governo de Minas Gerais, visando abrir caminhos para favorecer o melhor acesso e a elevação da qualidade da atenção à saúde integral da população nas cidades do Vale do Rio Doce.
Durante a abertura do Seminário, o Superintendente Regional de Saúde em Governador Valadares, Derli Batista da Silva, destacou a estratégia da SRS-GV em promover o evento e a importância dessa Política Estadual na melhoria da qualidade dos serviços de saúde. “A SRS-GV promoveu esse Seminário com o intuito de fomentar essa política em nossa região. Acreditamos fielmente que as Práticas Integrativas são essenciais para que alcancemos a tão sonhada integralidade da assistência, ampliando o acesso e a qualidade dos serviços de saúde para nossa população”, frisou.
Na primeira palestra do evento, o coordenador Estadual de PICS da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), José Geraldo Martins, apresentou a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, abordando os seus objetivos no cuidado emancipador e humanizado. “Eventos como esse Seminário são fundamentais para que os gestores e profissionais de saúde que estão ligados à gestão possam tomar conhecimento e perceber o potencial que existe nas Práticas Integrativas. A SES-MG trabalha para fortalecer os locais onde o serviço já existe, estimulando mecanismos para o envolvimento de outros parceiros da sociedade, além do fornecimento de insumos adequados às práticas e também a descentralização de recursos para que os municípios possam contribuir com a oferta dessa prática”, disse.
A psicóloga clinica, Ema Regina Ferreira, doNúcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, participou de algumas oficinas como a Yoga e avaliou o Seminário. “O evento foi excelente e bem informativo. Saio daqui estimulada a levar essas práticas para os grupos das unidades de saúde onde atuo, principalmente os de idosos”, finalizou.
A programação do Seminário foi finalizada na parte da manhã com uma palestra sobre “Plantas medicinais: do conhecimento popular ao científico”, pelo doutor em Agroquímica, Leonardo Ramos Paes Lima e uma oficina de Tai Chi Chuam , pelo doutor em Psicologia Social , Antônio Honório Ferreira.
Na parte da tarde, foram oferecidas oficinas de Acupuntura , Auriculoterapia, Lian Gong, Massoterapia, Musicoterapia, Quiropraxia/libertação Miofacial, Terapia Comunitária e Saúde, Yoga e Dança e Saúde.
Autor: Frederico Bussinger