Mais de 50 referências técnicas da região de saúde Triângulo do Sul compareceram à Superintendência Regional de Saúde de Uberaba (SRS) nesta quarta-feira (05/08), para reunião sobre a Campanha contra Poliomielite e Multivacinação. O objetivo é discutir a atualização vacinal da população, eventos adversos pós vacinação e a situação da caxumba na região.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS, Mirley Maria de Azambuja, a campanha é um momento oportuno para atualização vacinal contra pólio, “garantindo que possamos obter coberturas homogêneas e, com isso, evitar a reintrodução do vírus causador da doença no país”, afirma.
A campanha, que acontecerá de 15 a 31 de agosto, objetiva vacinar todas as crianças de seis meses de idade até quatro anos, onze meses e 29 dias, visando alcançar 95% ou mais de cobertura em todas as regiões do estado e do país. A cobertura homogênea nos municípios, ou seja, alcançando todas as faixas etárias, é importante para garantir que o Brasil continue sendo internacionalmente certificado como livre do vírus da Pólio, já que há 26 anos não é registrado um novo caso. Mesmo assim, devem ser mantidas as campanhas, até que aconteça a certificação mundial de erradicação do vírus.
Ainda na reunião, a referência técnica, Denise Maciel Carvalho, falou sobre os surtos recentes de Caxumba, as manifestações clínicas, notificação, investigação, tratamento e vacina. Também foram abordados aspectos importantes sobre eventos adversos que podem acontecer após a vacinação, e os procedimentos de notificação dos mesmos.
Autor: Sara Braga