REGIONAL DE SAÚDE DE UBERABA REALIZA ALINHAMENTO EM VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Crédito: Júnia Vilela

Na última terça-feira,17/03, profissionais de vigilância em saúde da região Triângulo Sul estiveram reunidos na Regional de Saúde de Uberaba para alinhar ações de prevenção ao coronavírus (Covid-19) e de organização da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo, que acontece no período de 23 de março a 22 de maio de 2020. Também foram repassadas orientações sobre acidentes com animais peçonhentos e vacinação anti-rábica.

O Ministério da Saúde antecipou em um mês a realização da campanha vacinal devido ao momento de prevenção ao Covid-19 e em virtude da confirmação de casos da doença no país, ainda que a vacina não previna contra o novo vírus. Pretende-se proteger a população contra a influenza e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

A referência técnica regional em Imunização, Thaís Correa, afirma que a reunião foi importante não só para o alinhamento dessas informações, mas também para o compartilhamento de experiências e angústias no dia a dia de trabalho. Segundo ela, “espera-se que agora os representantes de cada município repliquem o conteúdo abordado e realizem a campanha de vacinação e demais atividades conforme as orientações repassadas”. Ela acrescenta que “inicialmente serão vacinados os idosos e profissionais de saúde e precisamos contar com a compreensão dos demais grupos prioritários para podermos ajudar quem mais precisa primeiro”.

A coordenadora regional de vigilância epidemiológica, Denise Maciel, afirma que a reunião teve como principal objetivo orientar os municípios sobre os desdobramentos da pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2. Segundo ela, “profissionais de vigilância epidemiológica, atenção primária e imunização receberam informações sobre a doença. Conceitos como transmissão local e sustentada foram trabalhados, bem como as situações epidemiológicas mundial, do país, do estado de Minas e da região Triangulo Sul”.

Ainda de acordo com a coordenadora, “as medidas repassadas são recomendadas pelo Ministério da Saúde para retardar o pico da epidemia, ou seja, achatar a curva epidêmica, com vistas a gerar mais tempo para estruturação da rede de serviços de saúde. Também foram abordados os fluxos e protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e como acompanhar a situação em tempo real, utilizando plataformas oficiais. O vírus Sars-Cov-2 é o causador da doença Covid-19, que significa Co(Corona) Vi(Vírus) D(Doença)-19(ano que surgiu)” completa.

No dia 13 de março, foi criado o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES Uberaba), com membros da regional de saúde, seguindo orientações do COES Estadual.

Autor: Sara Braga

Rolar para cima