Na terça-feira (06/02) foi realizada, no Salão de Reuniões da Regional de Saúde de Ubá, a primeira reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR) do município e de Muriaé, do ano de 2018. Direcionada aos gestores municipais de saúde dos 31 municípios de jurisdição da Regional, a reunião abordou entre outros assuntos, a Febre Amarela, devido aos casos humanos da doença na região e em todo o Estado.
Segundo o diretor da Regional de Saúde de Ubá, Reginaldo Furtado de Carvalho, a reunião da CIR é importantíssima para discussão sobre saúde da região. “A reunião da CIR é um momento de contato direto entre a Regional de Saúde, representando o Estado, e os municípios. As discussões e pautas abordadas são sempre atuais a fim de traçar estratégias para a melhoria da saúde da região, principalmente agora com a situação da Febre Amarela”, completa Reginaldo.
A técnica do Núcleo de Redes de Atenção da GRS/Ubá, France Coelho, falou sobre o fluxograma de atendimento da Febre Amarela. Já o coordenador de Atenção Primária a Saúde, Franklin Leandro Neto, discursou sobre o cenário epidemiológico das arboviroses – Ação Focal na Febre Amarela e apresentou os planejamentos estratégicos de acompanhamento e assessoramento dos municípios no enfrentamento da doença realizados pela equipe da GRS nas regiões de saúde de Ubá e Muriaé.
Esse planejamento aconteceu na região de saúde de Ubá durante toda a semana passada e será realizado na região de Muriaé após o carnaval. A situação geral da febre amarela foi repassada pela coordenadora do núcleo de Vigilância Epidemiológica, Maria de Fátima A. Lasbik.
Também foram discutidos assuntos relacionados ao Palivizumabe, Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária e o Seminário de doenças transmitidas pelo Aedes/Febre Amarela promovido pela GRS, que acontecerá no dia 07 de fevereiro.
Autor: Lavínia Luisa