O tabagismo foi tema de reunião virtual promovida pela Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) e pela Assessoria de Comunicação Social da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, no dia 27 de maio. O encontro foi permeado por questões relacionadas à doença, causada pela dependência química da nicotina. A reunião foi pautada pelo Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, cuja criação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987, foi para alertar sobre doenças e mortes evitáveis, relacionadas ao tabagismo.
A referência regional do Programa Nacional do Controle do Tabagismo (PNCT), Gisélia de Matos, iniciou falando da importância desse dia. “O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco; é fator de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer e outras enfermidades. Além de ser um fator de agravamento da covid-19, devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar. Por isso, é importante sensibilizarmos as pessoas, não somente nesse dia mas todos os dias do ano, sobre os malefícios do tabaco e os benefícios à saúde de quem decide parar de fumar”, declara.
Gisélia enfatizou que o tabagismo é também considerado uma pandemia, causadora de mais de oito milhões de mortes por ano no mundo, incluindo também os casos relacionados ao tabagismo passivo. No Brasil, 443 pessoas morrem por dia em decorrência do consumo do tabaco. Matos também ressaltou que a orientação para o atendimento aos tabagistas, durante a pandemia, seja realizado por teleatendimento, plataformas digitais ou por meio do agendamento individual na unidade de saúde, seguindo os protocolos de prevenção contra a covid-19, como o uso de máscaras, álcool em gel 70% e o distanciamento social.
Na ocasião, Gisélia também explicou em que consiste o PNCT. Segundo ela, o programa é composto por um conjunto de ações a serem implementadas com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e óbitos ocasionados pelo consumo dos derivados de tabaco, por meio das ações de cessação do Tabagismo, de proteção ao fumante passivo, da prevenção da iniciação ao ato de fumar, das campanhas de mobilização social, entre outras.
Em seguida, a referência regional em mobilização social, Déborah Goecking, falou do tema oficial e objetivo da campanha deste ano. “A temática proposta é: comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia de covid-19. O objetivo é mobilizar a comunidade quanto aos malefícios causados pelo tabagismo; além de difundir informações sobre comportamentos saudáveis, por meio de mudanças a serem incorporadas na vida diária dos indivíduos; estimular o autocuidado e o acesso aos serviços de cessação do tabagismo que são ofertados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde”, explica.
Déborah ressaltou que, em decorrência da pandemia da covid-19, algumas ações como palestras, blitzes educativas, oficinas, ficaram suspensas. Contudo, enfatizou que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) propôs a intensificação das ações de mobilização digital que conta o apoio de parceiros, como comércio, escolas, faculdades, igrejas e pessoas físicas para divulgar, em suas respectivas redes sociais, as peças digitais das campanhas trabalhadas pela SES-MG, formando assim uma rede de informação de credibilidade e responsabilidade social. “A mobilização digital objetiva sensibilizar o maior número de pessoas com informações seguras sobre promoção da saúde e adoção de hábitos preventivos, desmentindo falsas notícias e levando informação de qualidade para os cidadãos mineiros”, afirma.
No fim, a referência municipal do PNCT, Águida Zânia Cardoso, compartilhou o trabalho de combate ao tabagismo promovido pelo município de Teófilo Otoni. “Com a pandemia da covid-19, tivemos que nos reinventar. Mas, o serviço de apoio e tratamento do tabagista continua. Via teleatendimento, plataformas digitais e agendamentos individuais, esses pacientes continuam sendo assistidos”, pontua.
Autor: Déborah Ramos Goecking