A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas entregou, no dia 20 de abril, para os municípios de sua jurisdição, mais vacinas contra a covid-19, kits para apoio ao diagnóstico da doença e doses para a 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. Para garantir eficiência na entrega, as equipes técnicas da rede de frio regional organizaram a distribuição imediatamente após a chegada dos insumos.
Nessa etapa, foram entregues 12.580 doses de Astrazeneca e 7.610 doses de Coronavac para os municípios que compõem a região de saúde da SRS Sete Lagoas: Abaeté, Araçaí, Augusto de Lima, Baldim, Biquinhas, Buenopólis, Cachoeira da Prata, Caetanopólis, Capim Branco, Cedro do Abaeté, Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Inimutaba, Jequitibá, Maravilha, Monjolos, Morada Nova de Minas, Morro da Garça, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompéu, Presidente Juscelino, Prudente de Morais, Quartel Geral, Santana de Pirapama, Santo Hipólito, Sete Lagoas, Três Marias.
Desde o início das entregas das vacinas, a SRS tem trabalhado na conferência, organização, armazenamento e faturamento das doses e das seringas, como explica a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS, Silmeiry Angélica Teixeira, “após retirarmos os quantitativos na Central Estadual da Rede de Frio, em Belo Horizonte, a equipe da rede de frio regional e a referência técnica de imunização conferem e validam a planilha com o número de doses que serão disponibilizadas aos municípios”.
Na segunda-feira, 19, também foram entregues 4.280 unidades de kit para apoio ao diagnóstico de covid-19, recebidos pela regional no mesmo dia, e a 2ª remessa de doses para a primeira etapa da campanha de vacinação da gripe, com um quantitativo de 14.400 doses que correspondem a 23% do primeiro grupo para vacinação. “Com esta entrega, a Regional de Saúde de Sete Lagoas passa a disponibilizar 51% de doses para o primeiro grupo da campanha da vacinação da influenza aos municípios”, completou Silmeiry.
Para o superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, o trabalho tem viabilizado a ampliação da cobertura vacinal nos municípios de maneira contínua. “A fim de ampliar a vacinação nos municípios, dando continuidade a estratégia de vacinar o maior número de pessoas contidas na ordem de prioridade, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações, a SRS de Sete Lagoas não mediu esforços para que a vacina chegasse segura e mais rapidamente possível aos municípios, contando assim com a dedicação e profissionalismo de toda a equipe para que o avanço da imunização no estado siga em passos acelerados”, exaltou.
Autor: Nayara Souza