Regional de Saúde de Pirapora promove Treinamento em Ouvidoria do SUS

Imagem

Nesta quinta-feira (28/09), o Núcleo de Gestão Regional (NGM) e a Regional de Saúde de Pirapora, reuniram-se com as referências técnicas municipais de Ouvidorias do SUS dos 07 municípios sob sua jurisdição, visando apoiar as equipes nos assuntos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O treinamento foi dividido em duas etapas: uma teórica e outra prática.

Durante os trabalhos foi ressaltado o perfil da referência de Ouvidoria, que deve ser indicada pelo Secretário Municipal de Saúde, e possuir características como boa articulação, interlocução com a rede de saúde, conhecer bem as ações em saúde, programas e a estrutura geral da saúde em seu munícipio e região, ter bom relacionamento com os membros da rede e saber mediar conflitos que irão surgir em seu cotidiano. O Ouvidor deve também ter noções em relação a orçamento, gestão e planejamento em saúde.

“De uma foram geral a Ouvidoria de Saúde tem um importante papel como instrumento de gestão, por ser um canal pelo qual os usuários e gestores podem apresentar suas percepções em relação aos serviços prestados pelo SUS, subsidiando a tomada de decisões e retroalimentando o processo de planejamento dos serviços de saúde”, falou Maria Cândida, Diretora da Regional de Saúde de Pirapora.

Adriana Katia, coordenadora do Núcleo de Gestão Regional e Referência Técnica da Ouvidoria do SUS Microrregião de Pirapora, apontou que 06 dos 7 municípios da Micro trabalham com o sistema Nível II implantado , ou seja, analisa, encaminha, dissemina informações, cria redes e gera relatórios; já a GRS e o município polo Pirapora trabalham com o sistema Nível I, que é aquele que além das atribuições do Nível II, também Registra as manifestações.

Para Atlos Cácio, referência técnica do munícipio de Lassance, o Sistema de Ouvidoria do SUS, se bem utilizado, poderá fornecer uma visão ampla ao gestor municipal de como anda os serviços prestados pelo seu município aos usuários, além de ser um canal que aproxima os usuários da gestão e fornece dados para o Planejamento em Saúde.

Autor: Jornalismo SES-MG

Rolar para cima