A Regional de Saúde de Pedra Azul realizou nesta última quarta-feira (08/02), a 3ª Oficina de Implementação da Política Estadual de Promoção à Saúde (POEPS). O evento, que reuniu os Coordenadores de Atenção Primária e Referência Técnicas de Promoção à Saúde das microrregiões de Almenara, Itaobim e Pedra Azul, teve como objetivo apresentar e discutir a política estadual de promoção de saúde de forma mais detalhada e orientar os municípios para que possam corrigir os erros no preenchimento de dados relacionados às metas do programa.
A referência técnica de promoção à saúde da Regional de Saúde de Pedra Azul, Adriadna Arruda, abordou o processo de elaboração da POEPS, que iniciou em outubro de 2015, com a participação de representantes dos municípios e do Estado, que juntos, discutiram e construíram o modelo atual de Promoção de Saúde.
“Foi muito positivo esse processo porque não foi nada imposto aos municípios. Na verdade, foi uma política construída por todos. Tanto nós quanto os municípios participamos, discutimos e ajudamos a construir essa política. Então a gente se identifica em toda essa construção”, explicou.
Adriadna explicou que, na época, foram realizadas oficinas intra e intersetoriais, sendo 3 oficinas no nível central e 35 oficinas regionais, que contaram com 1031 participantes. Nessas oficinas foram discutidos os valores, princípios, fundamentos, diretrizes, objetivos, competências e eixos operacionais da POEPS. Na Regional de Pedra Azul, 100% dos municípios aderiram ao POEPS.
No total, cinco indicadores devem ser realizados pelos municípios e acompanhados pelo Governo Estadual. São eles: 1 – realização de ações de praticas corporais e ou atividades físicas para a população geral, no mínimo, 3 vezes por semana; 2 – realização de atividades coletivas de educação em saúde, voltadas para a promoção a saúde; 3 – implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) no município; (indicador suspenso até que uma nova portaria seja publicada); 4 – realizar o registro do formulário de marcadores de consumo alimentar de crianças menores de 2 anos no Sisvan web; e, 5 – realizar o acompanhamento das condicionalidades de saúde das famílias beneficiadas no Programa Bolsa Família (PBF).
O coordenador da Atenção Primária da Regional de Saúde de Pedra Azul, Janser Batista, destacou a importância da oficina para o esclarecimento de dúvidas das referências municipais. “A realização dessa oficina nesse momento para as referências de promoção à saúde vem em boa hora, pois muitos estão chegando agora, e poderão ficar mais atentos aos indicadores e metas que são exigidos”, disse.
Autor: Allan Campos