Regional de Saúde de Patos de Minas promove o 1º Encontro de Alinhamento sobre Tipologia Hospitalar

20170928 092614

Com o objetivo de apresentar a Tipologia Hospitalar do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS-MG) considerando o Plano Diretor de Regionalização (PDR-SUS/MG), carteira de serviços hospitalares e indicadores de resolubilidade nas regiões de saúde do Estado de Minas Gerais, a Regional de Saúde de Patos de Minas promoveu, nessa quinta–feira (28/09), o 1º Encontro de Alinhamento sobre o assunto.

Para o diretor da regional de saúde de Patos de Minas, Lindomar Marques Babilônia, esse primeiro encontro busca ressaltar a importância da Tipologia Hospitalar para cada município. “Este é o momento para um diálogo com os gestores e onde iremos definir a função de cada hospital na assistência hospitalar na macrorregião”, disse.

Dividido em dois momentos, o encontro teve início com a apresentação da Política Hospitalar com todas as suas definições e objetivos, além da metodologia aplicada pela política, sendo finalizada a primeira etapa com um momento de discussão e esclarecimentos de dúvidas, como explica a referência técnica do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional, Gilberto de Melo Dumont: “Nessa primeira reunião, apresentamos o que é a tipologia hospitalar, a metodologia que será utilizada para construção dessa nova rede de Atenção Hospitalar. Dessa forma fizemos essa apresentação na parte da manhã. Na parte da tarde, a discussão foi direcionada para a construção da matriz que consiste em elencar cada hospital dentro da tipologia, classificando-os de acordo com o nível e a função dele dentro da Rede de Atenção Hospitalar”, explicou.

A coordenadora do Núcleo de Gestão Regional, Noemi Romero A. Magalhães Portilho, durante a sua apresentação, ressaltou pontos importantes como a relação entre o Plano de Ação Regional (PAR) e a Tipologia Hospitalar. “Nós estamos trabalhando em duas questões que são separadas, porém elas se entrelaçam. Uma é a questão do Plano de Ação Regional (PAR) que está ligado à construção da Rede de Urgência e Emergência na macrorregião ou região ampliada de Saúde. A outra é essa forma de destacar a Assistência Hospitalar que se chama Tipologia Hospitalar, ou seja é uma espécie de classificação que estamos dando para as unidades hospitalares e também àquelas unidades que não são hospitalares, mas que fazem internação hospitalar, como unidade mista, centro de saúde com leitos de observação e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s)”.

Para os gestores presentes, a oportunidade de participar desse processo de construção, além de muito importante, configura a maior possibilidade de garantir um serviço de qualidade aos usuários, como afirma a gestora municipal de saúde de Arinos e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS – MG) da microrregional de Unaí, Soraya Almeida Magalhães. “Cada região tem suas especificidades, suas particularidades e esse está sendo um momento para discutir esses pontos específicos de cada região e com isso oferecer um atendimento de qualidade e com resolutividade maior”, finalizou.

Autor: Maryana Santos

Rolar para cima