Regional de Saúde de Leopoldina realiza Dia D contra a gripe

Visando intensificar a cobertura vacinal e reduzir as complicações, internações e mortalidade associadas às infecções pelo vírus influenza, foi realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, em parceria com os municípios de sua área de atuação, no dia 10/5, o Dia D de Vacinação contra a Influenza.

Devido à alta capacidade de mutação do vírus, a composição da vacina é atualizada anualmente e este ano protegerá contra as cepas: H1N1, H3N2 e Influenza B.

A GRS Leopoldina recebeu e distribuiu aos municípios, até o momento, um total de 84.500 doses de vacina contra a gripe (influenza).

Todos os 15 municípios da Regional de Saúde de Leopoldina mobilizaram os profissionais da saúde, em diversas unidades básicas de saúde e pontos volantes na oferta de vacinas e conscientização da população sobre a importância da imunização.

Além do Dia D, os municípios também se mobilizaram para a realização da Estratégia de Vacinação nas Escolas em 2025, ação articulada entre as pastas da Saúde e Educação, com objetivo de avaliar a situação vacinal e promover a vacinação de crianças e adolescentes não vacinados e ainda de professores e funcionários, conforme calendário nacional de vacinação, esta ação continuará sendo executada até dia 31/5 de 2025. 

Segundo a Referência Técnica em Imunização, Elizabete Guimarães Santos Vieira, “a vacinação contra a influenza e a implementação de estratégias de vacinação nas escolas são ações fundamentais para evitar a disseminação de doenças imunopreveníveis, além de proteger a saúde individual, também desempenham um papel fundamental na saúde coletiva. ”

A ação foi executada nos 15 municípios da GRS Leopoldina. São eles: Além Paraíba (29 escolas), Argirita (3 escolas), Astolfo Dutra (3 escolas); Cataguases (22 escolas); Dona Euzébia (5 escolas); Estrelas Dalva (2 escolas); Itamarati de Minas (2 escolas); Laranjal (2 escolas); Leopoldina (32 escolas); Palma (10 escolas), Pirapetinga (8 escolas), Recreio (7 escolas), Santana de Cataguases (2 escolas); Santo Antônio do Aventureiro (4 escolas) e Volta Grande (7 escolas).

Segundo a coordenadora de Imunização do município de Cataguases, Sirlane Garcia Cardoso, “diante das baixas coberturas vacinais, a estratégia de vacinação nas escolas é uma excelente oportunidade de resgatar, atualizar cartões e aumentar a confiabilidade nas vacinas. Mais importante que atingir metas nas vacinas é reduzir o risco de adoecimento. ”

Por Superintendência Regional de Saúde de Leopoldina

Rolar para cima