Nesta terça-feira (06/02), a Regional de Saúde de Juiz de Fora realizou uma oficina de trabalho com os coordenadores de Imunização, Atenção Primária à Saúde e os responsáveis pela sala de vacina dos 37 municípios de sua jurisdição. O evento teve como objetivo reforçar as ações de imunização e o papel da atenção primária à saúde no enfrentamento da febre amarela.
Essa foi mais uma das ações que estão sendo desenvolvidas pela Regional, de forma conjunta entre o Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPriS) e a Imunização, do Núcleo de Vigilância em Saúde da regional, sobre a doença.
Durante o encontro foram abordados assuntos referentes às notas técnicas, coberturas vacinais, efeitos adversos pós-vacinação, discussão de casos, papel da atenção primária no enfrentamento da doença, fluxograma para atendimento dos casos suspeitos e, ao final, os participantes puderam compartilhar das estratégias adotadas pelos municípios e pensar em novas estratégias a serem colocadas em prática.
Para a referência técnica de Imunização da Regional, Louise Cândido, “a oficina foi realizada com outra abordagem, de forma a garantir que os profissionais dos municípios apreendam o máximo de informações possíveis e garantam, assim, boas coberturas vacinais”, explicou.
A coordenadora do NAPriS, Thaís Soranço, falou sobre a importância do encontro e reforço das informações de controle da doença aos participantes. “Temos a necessidade de garantir que todos os profissionais de saúde, dos municípios participantes, estejam com as informações relacionadas ao enfrentamento da febre amarela atualizadas, de forma a garantir a máxima proteção da população de seus territórios”, disse. Os participantes saíram da oficina de trabalho encarregados de replicar as informações recebidas aos demais profissionais da saúde de seus municípios.
Autor: Adriana Mendes