Regional de Saúde de Januária realiza reunião sobre os serviços da Coordenação de Atenção à Saúde

Imagem

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por intermédio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), participou de uma videoconferência com os municípios da regional para tratar de assuntos relevantes na atuação da Atenção Primária à Saúde (APS), na última quinta-feira (16/7), sendo essa, a 5ª reunião realizada.

Um tema importante discutido foi sobre a Promoção à Saúde, que é um processo de capacitação da comunidade, que deve atuar buscando a melhoria na qualidade de vida, de forma preventiva. A Promoção da Saúde está relacionada a estratégias sistematizadas, na rotina da Atenção Primária à Saúde (APS), que proporcionam às pessoas formas para melhorar a qualidade de vida. Em função disso, a Promoção da Saúde se atenta para a promoção de uma alimentação adequada, saudável e sustentável, de práticas corporais e atividades físicas; no controle do álcool, tabaco e outras drogas.

Também, foram repassadas informações técnicas referentes ao tabagismo para o preenchimento do FormSUS, que é um serviço do DATASUS para a criação de formulários na Web (com normas de utilização próprias), destinado ao uso do SUS e de órgãos públicos parceiros, para atividades de interesse público.

Foi abordado também, sobre a cartilha da alimentação saudável, tendo em vista que ela deve ser utilizada como um instrumento educativo para apoiar famílias no cuidado cotidiano das crianças, incentivando o aleitamento materno, exclusivo até os 6 meses de idade e a introdução alimentar, após os 6 meses de idade, de forma complementar ao aleitamento materno, de forma gradual e saudável. Informações sobre a cartilha, acesse: https://aps.saude.gov.br/biblioteca/visualizar/MTI4OQ==

Na mesma oportunidade, ressaltou-se sobre o Indicador por Condições Sensíveis à Atenção Primária a Saúde (ICSAP) que é um dos indicadores utilizados mundialmente para avaliar indiretamente a APS, destacando-se que a APS oportuna e de boa qualidade pode evitar a hospitalização ou reduzir a frequência de internações. Também, foi mencionada a Portaria nº 1.740 de 10 de julho de 2020, que estabelece o pagamento por desempenho do Programa Previne Brasil.

Por fim, foram mencionados os trabalhos realizados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o reforço ao Programa Previne Brasil, dialogando sobre a qualificação dos cadastros individuais e domiciliares. A coordenara do CAS, Nayra de Oliveira Duarte, apontou a importância da realização dessa reunião, como ferramenta que contribuirá no planejamento e organização do processo de trabalho da Atenção Primária à Saúde.

Autor: Giuliana Dias Luz Batista

Rolar para cima