Regional de Saúde de Januária realiza reunião para definições no enfrentamento da Covid-19

Crédito: Giuliana Batista

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária realizou uma videoconferência com os coordenadores municipais dos setores da Atenção Primária, Saúde Bucal e Serviços de Abrangência da Coordenação à Saúde dos Centros Estadual de Atenção Especializada, Especializado em Odontologia, de Atendimento Psicossocial e Saúde Prisional com intuito de alinhar os novos procedimentos no enfrentamento da Covid-19.

Realizada na última quinta-feira (13/8), dentre os pontos abordados destacam-se: a Nota Técnica n°58 emitida pelo Coes Minas Covid-19, que trata da vigilância e manejo de casos da Covid-19 em ambientes restritos ou fechado e surtos da covid-19 e as Portarias de nº 1.857 e nº 2.027 que versam sobre o combate da Covid-19 nas escolas públicas da rede básica.

A Nota Técnica caracteriza os ambientes restritos ou fechados como ambientes com área física delimitada e circulação dos mesmos indivíduos por longo período de tempo, como exemplo: hospitais; serviços de saúde; Instituições de longa permanência de idosos (ILPI); creches; sistema prisional e unidades socioeducativas; instituições e serviços de acolhimento social; dormitórios coletivos; bases militares e uma mesma unidade de produção em empresas ou indústrias. A transmissão da SARS-CoV-2 representa risco para a disseminação do vírus, tanto nesses ambientes como na comunidade nos quais estão inseridos. Essas situações demandam urgência na investigação e agilidade das ações. Por esse motivo, a importância em alinhar os procedimentos que devem ser observados pelos profissionais da saúde. Em relação à notificação de surto da Covid-19, por ser considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), é necessário que essa notificação compulsória imediata deve ser comunicada por um profissional de saúde, em até 24 horas, a partir da suspeita de ocorrência.

As Portarias nº 1.857 de 28/7/2020 e nº 2.027 de 7/8/2020 abordam sobre os recursos financeiros destinados às ações de saúde nas escolas da rede básica de ensino no enfrentamento da emergência em saúde pública de importância nacional e internacional em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19). O ponto principal foi orientar os gestores, profissionais de saúde e profissionais de educação sobre ações e medidas sanitárias para reabertura das escolas da rede básica de ensino, considerando o cenário da pandemia.

A reunião contou com a participação da coordenadora do CAS de Nayra de Oliveira Duarte; das referências técnicas da Atenção Primária à Saúde (APS), Isabela Crispim e da Promoção à Saúde, Millene Araújo Rodrigues; do coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde, Emmanuel Rodrigues; da coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária, Thaís Pinto Coelho de Oliveira, e da referência técnica e fiscal sanitário, Vanilson Evangelista, e demais coordenadores municipais. A referência técnica da APS ressaltou que foi um momento oportuno para trabalhar o alinhamento de novas situações relacionadas à Covid-19, que têm surgido no âmbito municipal, que contribuirá para um melhor desenvolvimento de ações para o correto enfrentamento da pandemia.

Autor: Giuliana Dias Luz Batista

Rolar para cima