A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira realizou, no dia 17/12, o 2º webinário regional para discutir o “Plano de Preparação e Resposta ao Período Chuvoso 2021/2022”. O evento contou com a participação dos gestores municipais de Saúde, coordenadores e referências técnicas em Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Assistência Farmacêutica e Atenção Primária dos 24 municípios que compõem as microrregiões de Guanhães, Itabira e João Monlevade.
De acordo com Clarissa Drummond Moreira, assessora de Gestão Regional, o objetivo principal do webinário foi orientar os municípios quanto à gestão do risco de desastres, contemplando ações de prevenção, preparação, resposta e reabilitação, visando a redução dos impactos dos desastres sobre a saúde pública.
“Com esse webinário estamos buscando estabelecer um processo de colaboração intersetorial e interinstitucional voltado para a redução dos impactos de emergências ou desastres. A construção dos planos municipais para enfrentamento do período chuvoso garante atuação antecipada e planejada, fundamental para a organização das ações a serem desenvolvidas pelos municípios”, destacou Clarissa.
Na abertura do evento, o diretor regional de Saúde, Maurício Geraldo Marques, ressaltou que a gestão do risco de desastres é uma das funções essenciais da saúde pública, contemplando ações de redução do risco, manejo dos desastres e recuperação dos seus efeitos.
“No Sistema Único de Saúde, a Vigilância em Saúde Ambiental dos riscos associados aos Desastres (Vigidesastres) estabelece estratégias para a atuação nessas ocorrências, considerando seu processo de planejamento, a inserção de ações para a prevenção e resposta, visando reduzir o impacto dos desastres sobre a saúde pública”, esclareceu Maurício.
O webinário, dividido nos eixos – Atenção Primária, Urgência e Emergência, Saúde Mental, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde e Comunicação, ofereceu as palestras: “Importância do Planejamento pelos Municípios da GRS-Itabira para Enfrentamento do Período Chuvoso“, ministrada por Clarissa Drummond Moreira; “Atuação do Setor Saúde em Desastres Relacionados ao Período Chuvoso”, apresentada por Gabriela Lopes Marques; Ações de Enfrentamento – Assistência à Saúde: APS | RUE | Saúde Mental, por Andressa de Pereira Duarte Nunes e Dhébora Gracielle Alves Fernandes de Oliveira Lage; Ações da Assistência Farmacêutica, pela farmacêutica Daniela Carla e por Clarissa Drummond Moreira; Ações da Vigilância Sanitária, ministrada por Túlio Márcio Guerra Martins da Costa; e Ações da Comunicação, apresentada por Flávio Augusto Ribeiro Samuel.
Ainda durante o webinário, a secretária municipal de Saúde de Barão de Cocais, Joseane Batista, apresentou a experiência do município na formação de sua equipe de planejamento e prevenção de desastres, apontando a importância de um território preparado para situações de desastres.
Em Minas
A temporada de chuvas em Minas Gerais ocorre entre os meses de outubro e março e tem pico de precipitação nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Identificado o risco previamente, é importante que todos os órgãos integrantes do sistema de proteção e Defesa Civil organizem seus recursos e estejam preparados para a possibilidade de ocorrências que possam trazer danos e prejuízos à população.
Sabendo que todos os anos dezenas de municípios mineiros são afetados, o Estado, com articulação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), prepara-se de forma a garantir o atendimento ágil e resultados positivos à população, com diversas ações executadas durante o ano, ampliando e modernizando a produção de alertas meteorológicos de qualidade para a população mineira, emitindo mensagens personalizadas por região, de acordo com a área geográfica passível de ocorrência de eventos atmosféricos significativos.
Além disso, a Defesa Civil promoveu, nos meses de agosto e setembro deste ano, visitas técnicas aos municípios que apresentam grau de recorrência de desastres elevado e que receberam recursos para resposta no período chuvoso passado (2020/2021).
O GMG/Cedec mantém serviço de plantão 24 horas, localizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde é feito o monitoramento do estado nos eventos de período chuvoso. O serviço recebe demandas dos municípios e emite alertas meteorológicos. O plantão 24 horas atende pelo número de telefone: (31) 9.9818.2400.
Chuvas
O governador Romeu Zema, no dia 10/12, decretou situação de emergência em 31 cidades afetadas pelas chuvas dos últimos dias, nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Conforme publicação no Diário Oficial de Minas Gerais, as precipitações foram responsáveis por múltiplos desastres, inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos.
Além disso, provocaram grande comoção social, visto que houve perda de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades ilhadas, entre outros danos e prejuízos.
Autor: Flavio A. R. Samuel