Regional de Saúde de Governador Valadares promove reunião sobre Carteira Municipal de Serviços da Atenção Básica

Crédito: Frederico Bussinger

A Regional de Saúde de Governador Valadares promoveu em seu auditório, nos dias 04 e 05 de outubro, uma Reunião Gerencial para discutir a Carteira Municipal de Serviços da Atenção Primária à Saúde (APS). Participaram referências técnicas de Vigilância Sanitária de 51 municípios da área de abrangência da Regional, que foram divididos em dois grupos, em cada dia respectivamente.

Segundo a coordenadora de Núcleo de Atenção Primária à Saúde da regional, Lidianny Pêgo, o objetivo foi orientar os representantes municipais na jurisdição Regional em Valadares, na elaboração da Carteira Municipal de serviços, como forma de organizar e ampliar a oferta em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) às pessoas, famílias e comunidades. 

A reunião abordou temas como “Indicadores, prazos e recursos financeiros, por Lidianny Pêgo (NAPRIS/SRS-GV); “Organização das Ações e Serviços em APC, por Simone de Pinho da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); “O Pré-Natal do parceiro e a Promoção da Equidade em Saúde, por Marcílio Bicalho (NAPRIS/SRS-GV); “Instrutivo para elaboração da Proposta da Carteira Municipal de Serviços da APS, por Sônia Portes (NAPRIS/ SRS-GV). Além dos temas apresentados, foram realizadas discussões em grupo quanto ao 1º Esboço da Proposta da Carteira Municipal de Serviços, elaborada pelo Grupo Técnico.

Sobre o que se espera com a implantação dessa carteira, alguns grupos destacaram pontos como, por exemplo, “a melhoria do acesso aos serviços de saúde, aumentando a resolutividade das ações, buscando a redução das iniquidades” e “o reconhecimento do serviço prestado tanto pela comunidade quanto pela gestão municipal”.

Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (APS)

A Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) é o padrão de referência que deve ser utilizado, nos serviços de atenção primária dos municípios para organização e oferta das ações de saúde, no âmbito do cuidado e da gestão. Tem como objetivo ser um guia facilitador para o planejamento e organização dos processos de trabalho, em busca de fortalecer as ações e serviços de saúde na atenção primária, em seu papel coordenador e ordenador do processo integral do cuidado, impactando de forma positiva na saúde da população.

 

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima