Regional de Saúde de Gov. Valadares promove 1° Seminário de Prescrições Medicamentosas na Atenção Primária à Saúde

Crédito: Frederico Bussinger

Gestores e profissionais de saúde de 51 municípios da região leste, representantes dos conselhos regionais de Enfermagem e Farmácia e  comunidade acadêmica, participaram nessa quinta-feira (22/09) em Governador Valadares, do 1° Seminário Regional de Prescrições Medicamentos na Atenção Primária à Saúde, promovido pela Regional de Saúde de Governador Valadares, através do Núcleo  de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) e com o apoio do Núcleo de  Assistência Farmacêutica (NAF) .

O evento ocorreu no auditório da Oitava Região Integrada de Segurança Pública (8ªRISP) e  teve, segundo  a coordenadora do NAPRIS da SRS-GV,Cristian Kelly Costa Santos, “o objetivo de apresentar os benefícios e a responsabilidade ética nas prescrições medicamentosas realizadas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde, a fim de ampliar o cuidado à saúde da população”, afirmou.

Na abertura oficial, a coordenadora de Gestão, Finanças e Prestação de Contas da SRS-GV, Valdirene dos Santos Oliveira, pontuou a importância da reunião. “Para a Regional de Valadares, é um prazer ter aqui reunidos, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e acadêmicos num momento rico de interação para discussão desse tema tão importante para a Saúde Pública”, afirmou.

Abrindo a programação do Seminário, o presidente do Conselho Regionalde Enfermagem (Coren MG), Marcos Rúbio, apresentou a palestra ”Atuação do Enfermeiro na Prescrição Medicamentosa no SUS”, destacando a importância e necessidade da competência técnica desse profissional no ato de prescrever. Marco Rúbio, acrescentou também que esses profissionais devem se resguardar, estando sempre respaldados por instrumento legal e protocolo aprovado pelos gestores municipais” pontuou.

Hoje o Coren MG é uma entidade de classe que  representa mais de 180 mil profissionais em todo o Estado, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem.

Em seguida, foram apresentados durante o dia,  os temas:  “Prescrição Farmacêutica no contexto da Atenção Primária à Saúde: Inovações e Desafios”, pelo farmacêutico e representante do Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS Ponte Nova, Marcos Luiz de Carvalho; “ Responsabilidade Civil na Prescrição de medicamentos no SUS”, pelo advogado, mestre em Direito Internacional e Especialista em Processo Civil, João Marcos Cândido Vitório; “O nutricionista e a prescrição medicamentosa: Direitos, Proibições e perspectivas futuras”, pela nutricionista e professora da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e da Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus GV, Bárbara Nery Enes e  “ Ética Profissional na Prescrição Medicamentosa”, proferida  pela odontóloga e professora da Univale, Rosimary Almeida Ferreira.

Finalizando o evento, foi promovida uma mesa redonda, moderada pela coordenadora de Vigilância Sanitária da SRS-GV, Bogumila Krystina I. Perim, sobre “Ética profissional na prescrição de medicamentos”, com a participação de alguns dos Palestristas e do fiscal do Conselho Regional de Farmácia,Leonardo Bárbara Correa e também a apresentação de experiência exitosa sobre Prescrição medicamentosa no SUS, pelo odontólogo da ESF do bairro Bela Vista de Governador Valadares, Bruno Nunes.

A endodontista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Governador Valadares, Lívia Trassi Costa Freitas, avaliou o Seminário como muito positivo. “Achei o evento muito proveitoso, principalmente na parte discutida na mesa redonda, que trouxe informações muito esclarecedoras sobre o uso de medicamentos na odontologia”, declarou.

 

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima