A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina promoveu, nos dias 29 e 30/10, uma oficina estratégica para gestores da macrorregião de Saúde Jequitinhonha. O evento reuniu secretários de saúde, coordenadores e referências técnicas da Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica dos 31 municípios da região, no auditório da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
A iniciativa integra o projeto estadual conduzido em parceria com o Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação da UFMG (OPESV), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o objetivo de reverter a queda nas coberturas vacinais em todos os ciclos de vida.
Na abertura, a superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, enfatizou a importância do alinhamento territorial das ações. “É preciso estabelecer a conexão entre o que fazemos hoje, a partir dos indicadores, e o trabalho na Atenção Primária, começando pelo pré-natal, onde se inicia todo o processo de imunização”, afirmou.
A superintendente também destacou os recursos destinados pela SES-MG aos municípios. “Por meio do Programa Mineiro de Imunização, foram destinados mais de R$ 2 milhões em 2025. É fundamental que os gestores municipais de saúde apliquem corretamente esses recursos em ações de imunização adequadas e efetivas para o seu município”, ressaltou.
A professora Fernanda Penido Matozinhos, líder do projeto pela UFMG, destacou os avanços da iniciativa. “O projeto começou em 2021 e observamos resultados muito positivos. A cada oficina nos aprimoramos mais”, afirmou. “Há muito a ser feito, mas estamos avançando significativamente, mesmo em um estado com 853 municípios.”
Carolina Di Pietro Carvalho, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Diamantina, detalhou a sistemática de acompanhamento. “A cada três meses o projeto será monitorado, não para auditar ou punir, mas para verificar se os municípios estão conseguindo cumprir os indicadores e identificar como os parceiros podem oferecer apoio”, explicou.
A programação incluiu apresentações dos municípios de Congonhas do Norte, Itamarandiba e Turmalina, que compartilharam experiências exitosas em imunização, demonstrando estratégias eficazes implementadas em seus territórios. O evento contou com a participação de representante da Superintendência Regional de Educação, por meio do Programa Saúde na Escola, reforçando a importância da articulação intersetorial para o êxito das ações de imunização na região.
Por: Ricardo Maciel
Foto: Ricardo Maciel
