Regional de Saúde de Diamantina promove encontro regional do Conexão Minas-Saúde 

O evento reuniu prefeitos, gestores e profissionais da saúde de 31 municípios para fortalecer a governança regional e o Sistema Único de Saúde 

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) Diamantina realizou, nesta segunda-feira (31/3), a etapa regional do Conexão Minas-Saúde. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG), teve como objetivo fortalecer a integração entre os entes federativos, promovendo o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado. O encontro foi realizado no Teatro Santa Izabel, em Diamantina, e reuniu prefeitos, gestores e técnicos da saúde dos 31 municípios que integram a regional. 

A superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, ressaltou a importância das instituições presentes e o caráter colaborativo do encontro. “Este é um momento de troca de conhecimento, de conexão e de compartilhamento de experiências entre os profissionais e gestores da saúde”, afirmou. 

O subsecretário de Regionalização da SES-MG, Renan Guimarães de Oliveira, também destacou a relevância da regionalização e o papel estratégico dos consórcios públicos para superar os desafios geográficos do estado. “Se a gente não pensar as realidades diferentes e discutir isso de um modo regional, vamos continuar tendo dificuldade em algumas localidades. É muito importante que a gente consiga desenvolver isso com muito diálogo e muita união, por meio dos consórcios, com prefeitos e secretários de saúde unidos, voltados a pensar os pontos de atenção e o que pode resolver em prol da região”, ressaltou. 

A programação do evento abordou temas estruturantes para a organização da saúde pública na região, conduzidos pelas equipes técnicas da regional. Foram discutidos assuntos como a estrutura organizacional da SES-MG e o território de abrangência, a atuação do Cosems, os instrumentos de planejamento e governança regional, a responsabilidade do gestor enquanto ordenador de despesas e prestação de contas, as vigilâncias em saúde, a organização da Rede de Atenção à Saúde e o acesso da população aos serviços de saúde. 

Um dos destaques do evento foi a apresentação de quatro experiências exitosas desenvolvidas em municípios da região. A coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Araçuaí, Raphaela Scherrer Mendes Brum, apresentou a ação “A importância do CEO na detecção do câncer de boca na microrregião de saúde Araçuaí”. A gestora municipal de Saúde de Gouveia, Evanir de Oliveira Nunes Piqui, e a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), Waldenia Pereira de Almeida, compartilharam o projeto “SESB – Sorrindo para o Futuro”. O médico regulador de Itamarandiba, Henrique de Souza Marskiu, apresentou a iniciativa “Informatização na saúde: uso de protocolos com QR Code para transparência das filas”. Encerrando as exposições, a gestora municipal de saúde de Serro, Karina Cenci Pertile, compartilhou a experiência “Qualificação da APS em Serro: a experiência do Qualifica Redes”. 

Por Ricardo Maciel / Fotos: Ricardo Maciel

Rolar para cima