A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano acompanhou a entrega dos equipamentos e suprimentos para equipar e mobiliar as quatro bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nos municípios de Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Belo Oriente, nos dias 21 e 22/7.
De acordo com o superintende da SRS de Coronel Fabriciano, Ernany Duque, a distribuição dos materiais foi realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) e faz parte das últimas etapas para a implantação definitiva do SAMU na Macrorregião do Vale do Aço. O funcionamento desse serviço é organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e pelo Consurge.
“A implantação do SAMU Leste/ Vale do Aço é de extrema importância para a população do Vale do Aço, especialmente para os munícipes de ambas regiões, uma vez que o estado já financia portas de entrada hospitalares, sendo fundamental agora, a organização dos fluxos por meio de logística adequada. Ressaltamos que a implantação desse serviço era aguardada há mais de 6 anos e, o atual Governo de Minas está empenhado em implantar de fato o serviço de urgência e emergência, ação que, sem dúvida, irá salvar muitas vidas”, avaliou o superintendente.
Ainda de acordo com o superintendente, as ambulâncias para a primeira etapa também estão em fase final de adaptação para atender as nove bases do Vale do Aço e Vale do Rio Doce. Segundo o diretor executivo do Consurge, Narcélio Alves da Costa, após implementado, serão oito ambulâncias USA e 33 USB, atendendo mais de 1,5 milhão de pessoas, em 86 municípios de todo o Leste de Minas, sendo 18 veículos para o Vale do Aço e 21 no Vale do Rio Doce. A previsão é de até 15 de agosto entregar ao Governo de Minas toda a estrutura para o início da primeira fase de implementação. “Demos mais um grande passo, que é de suma importância para o início das atividades do SAMU Regional, estamos mobiliando e equipando as bases”, afirmou Narcélio.
Repasses e próxima etapa
Para a viabilização do programa, o Governo de Minas, por meio da SES-MG, repassou, através do Termo de Convênio nº 1321003363/2015, um montante no valor de R$ 5.478.603,20 para implantação. Mediante o início das atividades do SAMU Regional Leste-Vale do Aço, será formalizado o contrato de prestação de serviços. O início da segunda etapa está condicionado à habilitação do SAMU Regional pelo Ministério da Saúde. Nessa fase, para que a Macrorregião do Vale do Aço tenha 100% de cobertura do seu território é preciso que todos os municípios estejam consorciados.
SAMU 192
O SAMU é um programa que ter por finalidade o atendimento em caráter de urgência da população. Por meio dele, o governo vem reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24h, 7 dias por semana e conta com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental. O atendimento é feito após ligação, gratuita, no número 192. A chamada é atendida por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência e, logo em seguida, transferem a ligação para o médico regulador, que por sua vez, faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento imediatamente, orientando o paciente ou acompanhante, sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente e, se necessário, designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para atendimento no local ou, ainda, envia o suporte avançado, com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Para mais informações, clique aqui.
Autor: Flávio A. R. Samuel