Os 25 municípios da Regional de Saúde Pedra Azul iniciaram, no último sábado (15/08), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia infantil). Nessa primeira semana da campanha, 6.409 crianças (31,99%) na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS) para receberem a dose da vacina. A meta da campanha é a imunização de 95% deste público.
Só na cidade de Jequitinhonha, 1.003 crianças (62,88%) foram vacinadas nesse primeiro momento. O Secretário Municipal de Saúde de Jequitinhonha, Pablo Santos, ressaltou os desafios sobre a campanha de vacinação, já que o município de Jequitinhonha possui uma extensa área territorial.
“Um fator chave para o sucesso das ações de imunização neste ano são as parcerias externas, como as rádios locais, carro de som, associações comerciais, comunitárias, tanto nas de bairros, quanto nas rurais. Destaco a participação do Rotary Club de Jequitinhonha na divulgação da campanha e presença no Dia D, promovendo atividades lúdicas com as crianças e, distribuição de balões, doces em geral, como estratégia de mobilização”.
No Dia D de Vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Azul conseguiu vacinar 695 das 1.969 crianças que devem receber a dose da vacina no município. Segundo a Coordenadora da Atenção Primária, Fernanda Botelho, a campanha teve início com participação do ‘Trem da Alegria’, que rodava pela cidade divulgando a campanha, além de anúncio em carro de som e divulgação na rádio local. As equipes de saúde se mobilizaram através de busca ativa para alcançar as crianças da faixa etária da campanha.
“Temos uma grande extensão territorial no município que dificulta o acesso, mas o empenho multiprofissional e a priorização da ação mostra o empenho na realização da campanha. Somente no dia D conseguimos vacinar 695 crianças, mas nossa meta, na verdade, é a vacinação de 100% de nossas crianças”.
Em Cachoeira de Pajeú, onde 45,45% das crianças receberam a dose da vacina, a campanha aconteceu nas Unidades de Saúde da Família (USF) situadas na sede, margens da BR 116 e zona rural. As Unidades de Saúde do município foram decoradas de forma lúdica com a participação de grupos de jovens. Também houve recreação com palhaços e distribuição de balas e pirulitos.
Para a enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) Dona Lola, Marcella Damascena, o Dia D foi o termômetro da mobilização já que os resultados alcançados neste dia conduzirá o restante da campanha. O Coordenador de Vigilância em Saúde de Cachoeira de Pajeú, Glaubert Souza, destacou o trabalho em equipe realizado pelo município.
“Penso que o resultado depende muito do amadurecimento de um trabalho. Percebemos que o nosso município possui uma equipe muito qualificada que planeja, monitora e avalia sempre suas ações. Em meio a grandes desafios e metas a cumprir estamos superando os obstáculos”, defendeu.
Autor: Allan Campos