Regional de Montes Claros sedia capacitação sobre  surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar

Com o objetivo de alinhar a implementação de ações conjuntas entre as vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária, laboratorial e de saúde do trabalhador, com os serviços de atenção primária à saúde e de assistência hospitalar, nesta terça-feira, 20/5, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) inicia em Montes Claros a realização de Capacitação Integrada de Surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar. Com início previsto para às 9 horas, o evento reunirá, no auditório do Colégio Tiradentes, cerca de 300 profissionais de saúde de 86 municípios que compõem as áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.

“A capacitação tem como foco estreitar as ações dos municípios com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais visando a identificação e a notificação, em até 24 horas, de surtos de doenças transmitidas pela água ou por alimentos. As notificações formalizadas no menor espaço de tempo para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) possibilita a agilização das investigações e as tomadas de decisões para conter os surtos”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde e do Cievs Regional de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes. 

Entre os temas a serem abordados na parte da manhã desta terça-feira estará o perfil epidemiológico das doenças diarreicas agudas nos municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros e das GRS de Januária e Pirapora. Em seguida, o coordenador de Vigilância Sanitária na SRS de Montes Claros, Walcir Mendes Silva Filho falará sobre a participação de profissionais desta área na investigação de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar. 

A vigilância da qualidade da água para o consumo humano; surtos; a saúde do trabalhador e a atenção primária à saúde no acompanhamento de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar serão abordados pelas referências técnicas da SES-MG, Tatiane Batista; Patrícia Brito; Rita de Cássia Rodrigues e Aleuza Alquimim. 

A partir das 13h30, referências técnicas das secretarias municipais de saúde de Montes Claros, São João da Ponte, Pirapora e Taiobeiras farão apresentações de experiências exitosas na detecção e condução de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar. Já o médico da saúde da família e apoiador do Cievs Regional de Montes Claros, Mariano Fagundes, falará sobre os principais fatores que geram a ocorrência de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar.

Vigilância laboratorial

Na quarta-feira (21/5), a partir das 9 horas, a capacitação terá continuidade abordando a vigilância laboratorial de doenças de transmissão hídrica e alimentar. A apresentação será conduzida por Dhian Renato Almeida Camargo, responsável técnico do laboratório de bacteriologia/micologia da Fundação Ezequiel Dias (Funed). 

Na sequência será abordada a coleta e o fluxo laboratorial para análises de amostras bromatológicas e a atuação da vigilância da qualidade da água para consumo humano frente aos surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar. 

Ainda na quarta-feira, a partir das 13h30, referências técnicas do Nível Central da SES-MG falarão sobre a atuação da Vigilância Sanitária frente a surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar, abordando suspeitas; inspeção; coleta de amostras; preenchimento de documentos e a adoção de estratégias de intervenção. 

Na sequência serão apresentados dados de Minas Gerais e do país sobre surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar: impactos; emergência em saúde pública; investigação conjunta; processo educativo; documentos orientadores e normativos. 

O segundo dia da capacitação será encerrado com apresentação de um projeto de sistematização do processo de investigação de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar, tendo como foco a melhoria dos processos de comunicação entre os serviços de saúde. 

Na quinta-feira (22/5), a partir das 9 horas, Gilmar José Coelho Rodrigues, coordenador estadual das doenças e agravos transmissíveis, dará sequência à capacitação abordando outros aspectos relacionados à vigilância e investigação de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar. 

Os trabalhos serão encerrados por Gilmar Rodrigues apresentando estudo de caso implementado por meio do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS).

Pedro Ricardo / Foto: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros

Rolar para cima