A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realiza nesta quinta-feira, 30, o repasse de vacinas aos 54 municípios que compõem a sua área de atuação para a Campanha Nacional de Multivacinação. Os trabalhos serão realizados a partir desta sexta-feira, 1º, com previsão de término dia 29 de outubro. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Sábado, 2 de outubro, será o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional.
Na quarta-feira, 29, a SRS realizou reunião, por meio de videoconferência, com as referências técnicas dos 54 municípios de sua jurisdição, com objetivo de alinhar as ações para a implementação da Campanha Nacional de Multivacinação. Na oportunidade, foi destacado que a campanha viabiliza que pais ou responsáveis por crianças e adolescentes atualizem a situação vacinal desse público e, com isso, contribuam para a eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis.
A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, ressalta que a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes “se constitui um desafio para a saúde pública, uma vez que doenças como a meningite, sarampo e caxumba afetam a saúde de pessoas nessas faixas etárias e que, por isso, se constituem importantes transmissores dessas doenças”.
Nesse contexto, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde entende que os serviços de Atenção Primária dos municípios têm importante trabalho a desempenhar no sentido de mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra doenças que podem ser evitadas e para as quais o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas durante todo o ano.
Para aumentar a cobertura vacinal da população, os serviços municipais de saúde também devem investir na busca ativa da população ainda não vacinada ou que precisa atualizar a sua caderneta.
Para implementação da campanha serão disponibilizadas as seguintes vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Poliomielite inativada e Poliomielite oral; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; Papilomavírus Humano – (HPV quadrivalente, contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e das verrugas genitais).
Prevenção à covid-19
Para evitar aglomerações de pessoas nas unidades de saúde e, com isso potencializar a disseminação do novo coronavírus, causador da covid-19, a Superintendência Regional de Saúde recomenda aos municípios que a Campanha de Multivacinação seja realizada em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência. Deve-se garantir a disponibilidade de local para lavagem adequada das mãos tanto por parte dos usuários do sistema de saúde quanto para os trabalhadores das unidades.
Outra recomendação é que o número de acompanhantes de crianças e adolescentes deve ser limitado a uma pessoa, além da realização de triagem daquelas que apresentarem sintomas respiratórios antes da entrada no local de vacinação para evitar a propagação da covid-19.
Já os trabalhadores dos serviços de saúde deverão realizar a higienização das mãos com frequência e não deverão utilizar telefone celular durante o atendimento aos usuários. Os trabalhadores que apresentarem sintomas como tosse ou febre não deverão comparecer ao trabalho e deverão procurar assistência médica.
Autor: Pedro Ricardo