Regional de Montes Claros intensifica campanha de combate às DSTs e AIDS durante o carnaval

Imagem

A campanha estadual “A pegada do carnaval é usar camisinha” foi intensificada durante o período festivo nos 53 municípios sob jurisdição da superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – SRS. Ações como a distribuição gratuita de preservativos e orientações à população, foram realizadas com o objetivo de evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis – DSTs, principalmente a AIDS.

De acordo com a referência técnica de DST AIDS da SRS, Rosana Martins houve aumento da doença na região. “Estamos atentos aos dados de 2012/2014 que mostram que as notificações de casos do vírus HIV aumentaram em 80% em jovens e adultos. O trabalho de prevenção nos acompanha durante todo o ano e entre os meses de janeiro e fevereiro/15 já foram distribuídos aproximadamente 177.128 preservativos e também materiais educativos”. Ainda segundo Rosana a população precisa se conscientizar do risco que corre e agir de forma rápida para diminuir os índices.

De 2007 até dezembro de 2014 foram confirmados 18.460 casos da doença em Minas, sendo que 48% deste total foram em pessoas com idade entre 15 e 34 anos. Em 2014, foram notificados no Estado 2.367 novos casos de HIV/AIDS. Destes, 1.147 foram em jovens nesta faixa etária. Atualmente, o Estado de Minas Gerais fornece medicação para uma média de 24 mil pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Em Montes Claros, o carnaval foi realizado na orla da Lagoa da Pampulha e contou com estande promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e equipe do Programa DST/AIDS, com distribuição de cerca de 8.000 mil camisinhas. O evento foi prestigiado com público de em média de 50 mil pessoas durante os três dias de folia, conforme dados da Polícia Militar.

 Os foliões aprovaram o alerta. “Achei interessante o espaço da saúde aqui na Lagoa que de forma bem descontraída, participa da festa e deixa a gente bem informado. Só porque é carnaval não podemos esquecer de ter cuidado, afinal a AIDS está ai solta e não tem cura”, disse o estudante Maurício Ferreira Matos, de 22 anos.

PROGRAMA DST/AIDS

O Programa DST/AIDS de Montes Claros, funciona no Centro de Referência em Doenças Infecciosas, que fica localizado no prédio da Policlínica Alto São João (Rua José Rodrigues de Carvalho, S/N – Alto São João). Lá, através do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), a população tem acesso a testes gratuitos e rápidos de AIDS. No caso do exame apontar a presença do vírus HIV, uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, psicólogos, bioquímicos, assistentes social, biomédicos, médicos, pedagogos e técnicos de enfermagem, faz todo o acompanhamento do paciente.

O CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 15 horas. O resultado do teste de AIDS sai em 20 minutos. Telefone: 3229-3319.

No link http://www.saude.mg.gov.br/usecamisinha (click em faça o teste), você encontra a lista de municípios que possuem o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em Minas.

Autor: Fabrícia Andrade

Rolar para cima