A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS JF) promoveu, nesta quarta-feira (13/07), um curso de capacitação para os servidores de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária dos municípios da sua jurisdição, com o tema “doenças transmitidas por alimentos”, com foco nas Olimpíadas 2016.
O curso foi ministrado pelas referências técnica do Núcleo de Vigilância Em Saúde da SRS JF, Maria Alice de Almeida e Glênia Maria de Magalhães Campos, e tinha como objetivo capacitar e atualizar na identificação, investigação e notificação de surtos de doenças transmitidas por alimentos, caso ocorram.
Durante sua palestra, Maria Alice frisou a importância das equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica participarem conjuntamente das ações de planejamento e atividades de campo na ocorrência de surto, assim como das ações de inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais de alimentos nos municípios que poderão receber visitantes de outras localidades durante as Olimpíadas, propondo medidas preventivas para evita-los.
“As ações de vigilância devem ser iniciadas imediatamente a partir da coleta de prováveis alimentos contaminados, bem como de amostras clínicas dos envolvidos, caso ocorram surtos de doenças transmitidas por alimentos. Em seguida, essas amostras devem ser encaminhadas para a SRS JF que enviará para Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte para análise”, explicou Maria Alice.
Para a Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da SRS JF, Maria das Graças Amado, a capacitação aconteceu numa época oportuna, com foco nas Olimpíadas. “Estaremos recebendo, no município de Juiz de Fora, cerca de nove delegações e 330 atletas. Calcula-se que teremos entre 1.500 a 2.000 turistas circulando na cidade e região. Temos conhecimento da procura por locais históricos, como fazendas centenárias com alambiques e onde são produzidas cervejas artesanais, doces, etc. A procura também é grande por locais de projeção internacional, como o Parque Nacional de Ibitipoca, além dos diversos pontos turísticos da cidade. Após essa capacitação os municípios estarão preparados para receberem os turistas oferecendo seus produtos com a qualidade certificada”, destacou Maria das Graças.
Autor: Adriana Mendes