Regional de Januária promove seminário para qualificar profissionais da Atenção Básica e Saúde da Família

Crédito: Isabela da Hora

Entre os dias 07 e 10 de junho, a Gerência Regional de Saúde de Januária (GRS), através do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), realiza o I Seminário Regional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O objetivo do evento é discutir as diretrizes do Núcleo e qualificar gestores e profissionais que atuam nessa política, implantada em 2008. O evento conta com a participação de aproximadamente 200 profissionais envolvidos diretamente com o NASF e Atenção Básica, bem como gestores e coordenadores de Atenção Primária à Saúde.

A referência técnica do NASF na GRS de Januária, Leonardo Barros, aponta que a proposta surgiu em uma reunião de coordenadores de Atenção Primária à Saúde, a partir da necessidade de informar gestores, profissionais dos núcleos e profissionais das equipes apoiadas sobre a real proposta de trabalho do NASF, suas diretrizes, ferramentas para gestão e para o trabalho cotidiano. “Dos 26 municípios atendidos pela nossa GRS, 21 possuem equipes do NASF efetivamente implantadas; desse total, três municípios já estão em processo de implantação de uma segunda equipe, conforme normatização vigente. A ideia é sensibilizar os gestores e avançar para implantação dos Núcleos em 100% dos munícipios”, destacou Leonardo.

A condução das palestras e oficinas também contou com apoio do coordenador de Atenção Primária do município de Patis, Rodrigo Nunes de Aguiar. “O I Seminário Regional de NASF está possibilitando aos profissionais ampliar da visão sobre os processos de trabalhos e a importância do NASF no apoio matricial as Equipes de Saúde da Família”, ressaltou Rodrigo.

Núcleo de Apoio à Saúde da Família

O NASF atua no apoio e consolidação da Atenção Básica, amplia a oferta de ações e aumenta a resolutividade das equipes nesse nível de atenção. Através de uma atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos e qualifica as intervenções no território. “O fortalecimento da Atenção Básica é uma agenda prioritária no Estado, tornando necessária a realização de um evento para capacitação dos profissionais envolvidos, como forma de acrescentar o trabalho que já desenvolvíamos antes, através de reuniões e visitas in loco no próprio município”, explica Flávia Malta, coordenadora do NAPRIS da GRS Januária.

Autor: Leonardo Barros

Rolar para cima