A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária realizou nos dias 30/6 e 1/7, no auditório da Superintendência Regional de Educação (SRE), o primeiro encontro formativo do projeto Saúde em Rede para formação de tutores municipais das microrregiões de Januária e Manga.
Saúde em Rede é um projeto estratégico do Governo de Minas que teve início em 2019 em 29 municípios da macrorregião Jequitinhonha, por meio de parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-MG), tendo como executor o Hospital Israelita Albert Einstein, realizada no âmbito do PROADI-SUS.
A expansão do projeto ocorrerá em 3 ondas, sendo esta a primeira. O intuito principal é promover a estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) em Minas Gerais, por meio da organização dos processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) na linha de cuidado prioritária materno-infantil, ofertando subsídios para a organização dos serviços das demais linhas de cuidado como Hipertensão Arterial Sistêmica/Diabetes Mellitus, de forma integrada e orientada, para gerar valor para o cidadão e eficiência para o sistema de saúde.
O primeiro encontro formativo teve carga horária de 12 horas e foi dividido em dois dias, sendo um dos seus objetivos promover a interação entre os tutores da Unidades Laboratoriais da APS e da AAE dos diferentes municípios.
A formação dos tutores municipais conterá oito etapas mensais e tem como foco apresentar e discutir aspectos teóricos e ferramentas para implementação do projeto, considerando as realidades dos serviços de saúde e dos territórios; discutir e analisar as possibilidades de mudança nos processos de trabalho da APS e da AAE, com vistas ao fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde; discutir e aprimorar o desenvolvimento de estratégias para problematização dos processos de trabalho em saúde; identificar e encaminhar questões-problema para instâncias de governança do projeto.
O evento contou com a presença dos representantes dos municípios da microrregião de Januária e Manga, do apoiador do COSEMS, Elton Fernandes, da coordenadora regional da Atenção à Saúde, Nayra de Oliveira Duarte, do apoiador da Escola Estadual de Saúde Pública, Rodrigo Martins da Costa Machado, da analista do nível Central, Gabriela Cintra Januário, dos analistas regionais, Isabela crispim e Demerson Rodrigues, e da diretora regional, Ioná de Carvalho Lisboa.
O apoiador da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), Rodrigo Martins, ressaltou que “o objetivo do projeto é integrar a Rede de Atenção, com foco na saúde materno-infantil, para que os trabalhadores que atuam nas unidades de Atenção Primária e no Centro de Atenção Especializada possam qualificar os processos de trabalho da sua unidade e melhorar o cuidado da população. Com essa integração das unidades de saúde com o CEAE, espera-se melhorar os encaminhamentos das gestantes de alto risco e aprimorar a qualidade da prestação dos serviços dos trabalhadores da Atenção Primária nos municípios, disse a coordenadora”.
Nayra Rodrigues falou sobre os objetivos do programa, ressaltou a importância do projeto para a região e destacou a oportunidade de integração entre os tutores dos diferentes municípios, propiciando a troca de experiências. “Esse é um projeto estratégico do Governo de Minas que vem para fortalecer o trabalho em equipe no âmbito das Redes de Atenção à Saúde. ”
Autor: Giuliana Dias Luz Batista