Regional de Alfenas realiza treinamento sobre instrumentos de gestão

Credito: Marivalda Cezário Santos Tobias

A regional de saúde de alfenas realizou nesta terça e quarta-feira (14 e 15/03), capacitação voltada para gestores de saúde, técnicos e conselheiros municipais, com o objetivo de apresentar e orientar com relação ao planejamento e organização das ações, diretrizes e metas de saúde do município.

No primeiro dia, o professor Rogério Ramos do Prado, conduziu a apresentação que abordava sobre a importância dos conselhos de saúde, sendo estes, órgãos colegiados, deliberativos e permanentes do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de governo. Fazem parte da estrutura das secretarias de saúde dos municípios, dos estados e do governo federal.

De acordo com Rogério Ramos do Prado, “a democracia participativa no Conselho de Saúde permite ao povo falar em seu próprio nome, expressar seus interesses diretamente, pressionar, acompanhar e fiscalizar as ações do Estado. A atuação do conselheiro é de relevante interesse público”.

Na ocasião, os presentes foram orientados sobre a organização das conferências municipais, metodologia, etc.

A referência técnica do núcleo de gestão micro e também conselheira de saúde, Dayse Resende, este encontro permitiu a troca de experiências entre conselheiros de saúde e também uma oportunidade de conhecimentos para novos conselheiros.

Rosi Landre, coordenadora do Núcleo de Gestão Micro e Carlos Henrique Silva, apoiador do COSEMS, abordaram em suas apresentações os seguintes temas: Relatório Detalhado Quadrimestral, Plano Municipal de Saúde, Relatório de Gestão, os Instrumentos de Gestão em Saúde são os mecanismos que garantem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os seus níveis.

Segundo Rosi Landre, “se estes instrumentos forem elaborados conforme determina a lei  será  um grande avanço para a governança da saúde dos municípios”.

Autor: Marivalda Cezário Santos Tobias

Rolar para cima