Representantes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s) existentes na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas participaram, no dia 24/3, de uma reunião com as referências técnicas em saúde mental da regional.
O objetivo foi orientar e tirar dúvidas quanto às ações a serem desenvolvidas nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no cenário de enfrentamento da covid-19 no que diz respeito à Onda Roxa do plano Minas Consciente.
Foram esclarecidos os aspectos da Nota Técnica nº 5/ Coes Minas Covid-19, de 20/3/2021, abordando as medidas preventivas, recomendações de higienização e desinfecção das unidades. Destacando que devem ser mantidos como atendimentos presenciais aqueles que forem extremamente necessários, mas que seja feito o monitoramento dos pacientes via contato telefônico ou visita domiciliar para os casos graves, considerando a vulnerabilidade social e quadro clínico dos usuários que possam estar em risco por estar em casa, além da orientação e parceria com familiares/ contato próximo para auxiliar no cuidado.
Em nova atualização, hoje (31/3), foi encaminhada, novamente, a apresentação usada na reunião do dia 24/3 juntamente com a Nota Técnica nº 4/SES/SUBPAS/2021 – atualização da Nota Técnica nº 1/SES/SUBPAS/2021 – que tem orientações para os serviços da Atenção Primária, Secundária e Terciária à Saúde frente a inclusão da Onda Roxa no plano Minas Consciente.
“O contexto da pandemia já traz sentimentos como a ansiedade e o medo para toda a população. Neste momento, é preciso adequações nas formas de atendimento, como a suspensão de atividades coletivas, para garantir mais segurança para os pacientes e as equipes de trabalho, sem deixar de suprir as demandas da Rede de Atenção Psicossocial”, explicou a referência técnica em Saúde Mental da SRS/Alfenas e jornalista, Thayane Viana.
Autor: Superintendência Regional de Saúde de Alfenas