A referência técnica em Saúde do Trabalhador, Aline Graziele Fernandes Martins da Costa, da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, ministrou a palestra: “Vigilância epidemiológica das doenças e agravos relacionados ao trabalho: fomento e apoio às ações de Vigilância Epidemiológica nos âmbitos das Unidades Regionais de Saúde”, no Simpósio de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Na oportunidade, apresentou e relatou as experiências da GRS Itabira no fomento e apoio às ações de Vigilância Epidemiológica, relacionadas à saúde do trabalhador no território.
O evento, que foi realizado nos dias 18 e 19 de abril, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, contou com a participação das referências técnicas em Saúde do Trabalhador e dos coordenadores de Vigilância Epidemiológica das Gerências e Superintendências Regionais de Saúde do estado.
De acordo com Aline, o objetivo do simpósio foi promover o debate das ações em execução de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT), vigilância epidemiológica das doenças e agravos relacionados ao trabalho, o fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador no âmbito regional, além da divulgação das experiências exitosas das referências técnicas municipais e regionais.
“A palestra no simpósio apresentou as experiências exitosas da GRS Itabira junto aos municípios da região do Médio Piracicaba e de Guanhães, dando destaque às ações de fomento e apoio às investigações epidemiológicas em Saúde do Trabalhador que a GRS Itabira está realizando desde 2021. Com o simpósio, cria-se um ambiente para troca de experiências, junto às outras Regionais de Saúde, municípios e a Coordenação Estadual de Saúde do Trabalhador”, pontuou Aline.
A referência técnica detalhou ainda, que a GRS Itabira conseguiu muitos avanços na área de Vigilância em Saúde do Trabalhador junto a seus municípios.
“Como Regional, temos fortalecido as ações de vigilância nos municípios, como a identificação, avaliação e intervenção nos riscos à saúde dos trabalhadores, além de termos apresentado uma novidade aos municípios, que é o incentivo financeiro previsto tanto para a utilização do recurso de capital quanto do recurso de custeio para o fortalecimento das ações de vigilância em Saúde do Trabalhador, que serão realizadas pelos municípios”, esclareceu Aline.
Saúde do Trabalhador
A Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (VISATT) é um conjunto de ações feitas sempre com a participação dos trabalhadores, e articuladas intra e intersetorialmente, de forma contínua e sistemática, com o objetivo de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes da saúde relacionados ao trabalho.
A Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) é uma rede nacional de informação e práticas de saúde, organizada com o propósito de pôr em prática as ações de vigilância, assistência, e promoção da saúde, nas linhas de cuidado da Atenção Básica, da Média e Alta Complexidade, ambulatorial, pré-hospitalar e hospitalar, sob a égide do controle social, nos três níveis de gestão do SUS.
Cerest
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador. Além de atender diretamente o trabalhador, serve como uma fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram.
Autor: Flávio A. R. Samuel