Rede de Urgência e Emergência é discutida em Uberlândia

Imagem

Uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), liderada pelo coordenador estadual da Urgência e Emergência, Rasível dos Reis, e as técnicas Hellen Souza e Vera Burnier estiveram em Uberlândia nesta quarta-feira, 26/03, para discutir com as Regionais de Saúde de Uberlândia e Ituiutaba acerca das próximas etapas que precisam ser cumpridas para a implantação da Rede de Urgência e Emergência na Macrorregião Triângulo Norte. Estiveram presentes também os representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (CISTRI) e o Secretário Municipal de Saúde de Uberlândia, Almir Fontes.

O Superintendente Regional de Saúde de Uberlândia, Daltro Catani Filho, destacou a importância da parceria entre os vinte e sete municípios, a SES/MG e o CISTRI para agilizar as fases de implantação da Rede. “Nossa previsão é que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comece a operar ainda este ano. No entanto, há vários pontos que precisam ser resolvidos, como a construção da Central Operativa, equipar a Rede e contratar os funcionários”.

Rasível dos Reis, coordenador da Urgência e Emergência, ressaltou a responsabilidade regional no que diz respeito à Rede. “Temos que ter uma convivência estreita com o Corpo de Bombeiros e os demais parceiros nas discussões do Comitê Gestor, bem como agregar valor aos serviços regionais da Atenção Primária e da média e alta complexidade”.

Durante a reunião foi acordado um cronograma para os próximos nove meses, e se for cumprido tempestivamente, a região ampliada de saúde do Triângulo Norte poderá ser a sexta Rede em funcionamento no Estado. “Com o consórcio já formalizado e gestor eleito, o próximo passo é resolver a questão da construção da Central Operativa. Posteriormente a aprovação pelo Ministério da Saúde e a celebração do convênio com o CISTRI, desencadeando o processo de implantação”, disse Hellen Souza, técnica estadual da Urgência e Emergência.

A Rede é formada pela Atenção Primária em Saúde, por Unidades de Pronto Atendimento, por pontos de atenção hospitalar, classificados de acordo com sua tipologia e função na Rede, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) macrorregional e pela Central Operativa da Rede como instrumento de tomada de decisão na resposta às demandas de urgência. A Rede é formada, ainda, pelo Comitê Gestor Macrorregional das Urgências e Emergências.

Oficina de implantação

Na primeira oficina realizada em 2013 ficou definido que a Macrorregião do Triângulo Norte, que possui uma população estimada de 1,2 milhão habitantes será atendida por 31 ambulâncias do SAMU e a Central Operativa funcionará no município de Uberlândia.

Autor: Lilian Cunha

Rolar para cima