Rede de Mobilização Social apresenta balanço do mês de janeiro

Imagem

Rodas de conversa, palestras educativas, blitzes de conscientização, teatro, artesanato dentre outras ações, são algumas das estratégias utilizadas pelos Núcleos Municipais de Mobilização Social para convocar a vontade do cidadão sobre seu papel no processo de prevenção e promoção da saúde individual e coletiva.

Crédito: Arquivo SES

No mês de janeiro deste ano, foram contabilizadas 81 ações desenvolvidas pelos municípios, sendo que 60 destas são referentes ao Programa Permanente de Enfrentamento da Dengue e as 21 demais são relativas ao Programa Viva Vida de combate à mortalidade materna e infantil.

Ainda em janeiro, foram criados 02 novos Núcleos de Mobilização nos municípios de Guarará e Jequitaí, que fazem parte das regionais de Juiz de Fora e Montes Claros, respectivamente. Atualmente a rede conta com 566 Núcleos Municipais de Mobilização Social.

Tal esforço é ainda celebrado pelas Unidades Regionais de Saúde de Minas Gerais que têm fundamental importância na coordenação das ações de todos os municípios. As referências técnicas em mobilização em cada cidade encaminham relatórios de ações com fotos comprobatórias para as regionais que, por sua vez, orientam, esclarecem dúvidas e dão suporte às atividades realizadas.

Núcleos de Mobilização Social

A Rede de Mobilização Social é composta por 28 Núcleos Regionais e tem o desafio de alcançar as 853 cidades mineiras com a criação de Núcleos Municipais compostos por referências das áreas de Comunicação Social, Epidemiologia e Atenção Primária. Dentre as atribuições desses Núcleos está a identificação de parceiros da sociedade civil e a promoção do de diálogo entre estes para que todos consigam reunir esforços em prol do objetivo comum:  promover saúde.

Autor: Joney Fonseca Vieira

Rolar para cima