Projeto CIB Travessia realiza agenda na GRS Ubá e na CIB Micro em Muriaé

Nos dias 28 e 29/10, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá recebeu a visita da secretária executiva da CIB/SUS-MG, Cássia Nogueira, como parte das ações do Projeto CIB Travessia, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que busca fortalecer o diálogo entre os gestores estaduais e municipais do SUS (Sistema Único de Saúde).

Durante a agenda, Cássia apresentou o regimento interno da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instituído pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.030, de 13 de novembro de 2019, aos coordenadores de setor e servidores da GRS Ubá, destacando a importância do instrumento para alinhamento e fortalecimento das instâncias deliberativas regionais, que discutem os investimentos do SUS, a execução de políticas públicas de saúde, as unidades que compõe as redes de atenção à Saúde e outras deliberações que atingem diretamente a vida do usuário do SUS.  

“A CIB é um espaço de pactuação e construção coletiva. O Projeto CIB Travessia tem como missão capacitar os técnicos da regional e gestores sobre a importância da instância de pactuação do SUS, bem como aproximar e dialogar com esses atores”, afirmou Cássia.

No dia 29/10, a apresentação do regimento também foi realizada para representantes do COSEMS Regional (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), seguida de participação na Reunião da CIB Micro, em Muriaé. Também foi aplicado um questionário aos participantes e coletada a percepção dos presentes quanto às reuniões da CIB micro, com vistas a produzir um relatório com os apontamentos, que será encaminhado ao dirigente regional e secretária executiva.

Além das atividades técnicas, a visita incluiu passagens por unidades estratégicas da macrorregião de Saúde Sudeste: o Hospital Santa Isabel, em Ubá, segunda porta com mais atendimentos da macro, e a Fundação Cristiano Varella, em Muriaé, referência estadual em oncologia.

O gerente regional de saúde de Ubá, Franklin Leandro Neto, destacou a relevância da iniciativa. “Receber o Projeto Travessia é uma oportunidade de estreitar laços e aprimorar a atuação conjunta entre Estado e municípios. A escuta qualificada e o olhar técnico sobre o território são fundamentais para o fortalecimento da gestão regional, e pudemos nos aprimorar nestas habilidades”. 

Por: GRS Ubá

Foto: GRS Ubá

Rolar para cima