Profissionais da Vigilância em Saúde são capacitados

Imagem

Aconteceu nessa terça-feira, 25/11, na Escola de Saúde Pública (ESP), em Belo Horizonte, o encerramento do curso: “Atualização Profissional da Vigilância em Saúde”, que foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e Escola de Saúde Pública. O curso de atualização teve início em 2012 e foram 184 horas de atividades presenciais com 09 módulos aplicados para os 700 profissionais da vigilância em saúde nas 28 regionais e do nível central. O objetivo da atividade foi promover a descentralização das Ações de Vigilância em Saúde para todos os municípios mineiros.   

Coordenadora Técnica da Atualização Profissional da Vigilância em Saúde pela ESP-MG, Lucimar Colen,  para conseguir descentralizar as ações de vigilância em saúde, é necessário que os profissionais estejam atualizados para a nova“A construção dos cadernos temáticos exigiu estruturarum diálogo com as diversas áreas da vigilância em saúde e isso é algo muito importante. Na primeira etapa fizemos uma pesquisa das iniciativas inovadoras nas áreas e foi essencial envolver especialistas para dialogar com os técnicos, sendo um importante momento estratégico. O desafio é retraduzir esses saberes, retraduzir uma formulação que o nível central tem, que o grupo técnico tem. E esse desafio foi contemplado.”

Os temas dos cadernos temáticos foram organizados em dois módulos: Módulo Fundamentador: Políticas de Saúde; Planejamento e Gestão da Vigilância em Saúde; e Temas Transversais e Módulo Operacional: Organização das práticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador; a Organização das práticas de Vigilância Ambiental; a Organização das práticas de Promoção à Saúde; a Organização das práticas de Vigilância Sanitária; a Organização das práticas de Vigilância Epidemiológica; o Monitoramento e Avaliação na Vigilância em Saúde.

Teoria e prática

A Atualização possibilitou a integração da teoria e da vivência prática de cada aluno, por meio dos cadernos produzidos e a mobilização das áreas técnicas da Vigilância em Saúde no nível Central e nas 28 regionais de saúde.

Para o Gestor do Processo de Fortalecimento da SES-MG e aluno do curso, Filipe Curzio Laguardia, esse projeto já está sendo reconhecido. “Na última semana estive na Bahia, a convite da Secretaria de Saúde da Bahia, ocasião na qual pudemos mostrar vários documentos do projeto. Eles se interessaram bastante com nossa iniciativa. A mesma coisa aconteceu na Secretaria de Saúde do Paraná. A equipe do Paraná veio nos vistar e pediu para conhecer o projeto e as diretrizes do curso. Então, temos um grande avanço”, concluiu Filipe.

Autor: Ricarda Caiafa

Rolar para cima