Na manhã dessa sexta-feira (5/6) prefeitos, gestores municipais de saúde e servidores das Regionais de Saúde do Sul de Minas participaram de reunião virtual com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O encontro abordou o Plano Minas Consciente, que considera fatores econômicos e de saúde para organizar a volta gradual de atividades, de modo seguro, no estado de Minas Gerais. Foi enfatizado que o plano respeita a autonomia administrativa dos entes. As premissas, o sistema de protocolos e as ondas do plano, que são caracterizadas por cores, podem ser visualizadas no site: https://www.mg.gov.br/
No momento, o Sul de Minas encontra-se na onda branca, que caracteriza a primeira fase da reabertura. Segundo o chefe de Gabinete da SES-MG, João Márcio Silva de Pinho, a macrosul “é uma região bastante expressiva em nosso estado, tanto em população, quanto em municípios. São mais de 2 milhões e 700 mil habitantes, que representam 13,3% do total de Minas Gerais. Até o momento sete regiões aderiram ao plano e é muito importante que todos estejam cientes da importância e objetivos dele de que o número de infectados pelo novo Coronavírus não tenha um crescimento acentuado”, explicou.
Os participantes puderam comentar e tirar dúvidas sobre o plano. O gestor municipal de Itanhandu, Evaldo Barros, questionou a possibilidade de desmembramento da macrorregião Sul. “Estamos estudando essa possibilidade, já que é uma região extensa e com realidades de evolução da doença às vezes diferenciadas”, disse.
Na ocasião, também, foi esclarecido que para o estado, os atendimentos de saúde estão organizados em macrorregião, por isso, esse foi o território considerado para as premissas do plano. A adesão pode ser feita a qualquer momento pelos municípios por meio de ofício direcionado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), cujo modelo consta no site do Minas Consciente. O plano foi instituído pela Deliberação Nº 39, aqueles que não fizerem a adesão, ficam regidos pela deliberação 17, que permite apenas serviços essenciais.
Ao final do encontro, os superintendentes das regionais de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha agradeceram a participação dos municípios e se colocaram à disposição para esclarecer dúvidas e prestar mais orientações.
Autor: Thayane Viana