Pouso Alegre é sede da quinta Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador 

Neste sábado (26/4), Pouso Alegre foi sede da Etapa Macrorregional Extremo Sul da quinta Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT). O encontro  contou com representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre e reuniu representantes dos trabalhadores, gestores, profissionais da saúde e sociedade civil para debater as condições de trabalho, identificar riscos à saúde e propor estratégias de prevenção e proteção.

A superintendente Regional de Saúde de Pouso Alegre, Adriana Ferreira, enfatizou a importância do evento, ressaltando que foi um momento importante para debater e propor ações de fortalecimento da política pública voltada para a saúde do trabalhador, com acesso ao SUS e considerando aspectos como o impacto da pandemia nas relações de trabalho. 

De acordo com Adriana Ferreira, “a conferência foi um espaço para deliberação sobre a saúde do trabalhador, em etapas macrorregionais ocorrendo em todo o estado de Minas Gerais e no Brasil”, disse.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Pouso Alegre, Ricardo Ferreira, explicou o funcionamento da conferência. “Os municípios encaminham as propostas e os delegados selecionam quais vão para a etapa estadual. Isso dá poder ao usuário para verificar a real necessidade da carência na saúde do trabalhador. A proposta de discussão visa a nossa região, governos, sindicatos, associações e usuários”.

Segundo a secretária municipal de saúde de Pouso Alegre, Mônica Mendes, a CNSTT representou um espaço democrático de discussão, proposição e construção coletiva de diretrizes que visam garantir condições dignas de trabalho, bem-estar físico, mental e social das pessoas trabalhadoras. 

”A conferência foi um espaço fundamental para a construção de políticas públicas e contribuiu para a formulação de ações mais justas, eficazes e adequadas às realidades locais”, concluiu Mônica Mendes. 

Outro ponto essencial destacado pela secretária municipal de Saúde foi o incentivo ao controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo a abordagem da saúde do trabalhador como uma questão de direitos humanos e cidadania. “Dessa forma, a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi um instrumento para a valorização da vida, prevenção de doenças ocupacionais e promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis”, disse.

Por Otávio Coutinho / Fotos: Otávio Coutinho

Rolar para cima