A Secretária de Estado de Saúde notificou 38 mil 103 casos de dengue em Minas este ano, com 10 mortes. Na região Sul foram registrados 678 casos da doença em 54 municípios, enquanto 78 municípios não registraram nenhum caso da doença e em outras 21 cidades apenas uma pessoa foi vítima do aedes aegypt. Entre as cidades que registraram casos da doença estão Alfenas, Passos e Pouso Alegre.
A ocorrência da doença teve seu pico em 2010 em Alfenas, quando foram notificados 2.187 casos, uma grande elevação em relação ao ano anterior, quando foram notificados 66 casos. Em 2011 o número de pessoas contaminadas foi de 241, que diminuiu para 172 em 2012.
Também o município de Passos apresentou o maior número de casos de dengue em 2010, com um total de 3.383 casos. Número muito superior aos 128 casos ocorridos em 2009. Em 2011, foram 745 casos notificados e até o momento, em 2012 foram registrados 153 casos.
Já Pouso Alegre apresentou o maior número de pessoas contaminadas em 2011, com 243 casos, apresentando assim uma curva crescente desde 2009, quando registrou 71 casos, em 2010 com 185 casos para diminuir este ano com 98 casos de dengue.
Cuidados
Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença é necessário eliminar os focos dentro das residências, evitando o acúmulo de água nos pratinhos de plantas, latas, garrafas e pneus.
“Do ponto de vista do risco, estamos entrando em uma época com maior quantidade de chuvas e de temperaturas mais elevadas, o que melhora as condições para proliferação do Aedes aegypti. Sendo assim, as ações de mobilização e de controle de vetores têm um papel fundamental na sensibilização da comunidade em relação aos cuidados diários, necessários para evitar a transmissão. As ações de controle vetorial e de mobilização são permanentes, caracterizando-se como apoio aos municípios através de equipes específicas da Força Tarefa, que conta com aproximadamente 200 pessoas atuando no Estado”, informa o diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Dionísio Pacceli Costa.
Ele ressalta que foi constatada uma considerável diminuição no número de casos notificados em 2012, em todo o Estado, se comparado ao mesmo período de 2011 – em torno de 37%. “O número de óbitos também diminuiu em relação aos anos anteriores. O desafio é manter essa diminuição ao longo dos próximos anos. A participação da população e a boa gestão dos programas municipais de controle da dengue são fundamentais para que isso seja uma realidade no Estado”, observa.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: SECOM