A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas promoveu nessa quinta-feira (19/09) uma oficina sobre o Plano de Contingência Municipal para o enfrentamento da Dengue 2013-2014.
O evento teve como objetivos principais organizar as ações de prevenção e estratégias de controle da dengue, promover assistência adequada ao paciente, aprimorar a vigilância com notificação e investigação oportuna dos casos, padronizar os fatores estratégicos e equipamentos necessários, apoiar a capacitação de profissionais envolvidos no enfrentamento da dengue, estruturar as atividades de mobilização e comunicação, evitar a ocorrência de óbitos por dengue, fortalecer a articulação entre as áreas e serviços envolvidos no enfrentamento da doença, além da articulação intersetorial.
Para a coordenadora da Vigilância em Saúde da SRS de Patos de Minas, Maria Tereza Xavier de Mendonça, a transmissão da doença é motivo de grande preocupação. “Prevenir a doença tem se tornado um dos principais objetivos da SRS Patos de Minas, por isso, trabalhar em conjunto com os municípios nesta Oficina é de grande importância para incrementar o fluxo e potencializar a mobilização”.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município de Guarda Mor, Franciele Alves Marra, observou que os municípios estão mais envolvidos e participativos na questão dengue. “A Oficina foi muito proveitosa, visto que os municípios estão focados em fazer um planejamento completo para prevenir problemas futuros”.
Participaram da Oficina os municípios de Arapuá, Brasilândia de Minas, Cruzeiro da Fortaleza, Guarda Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre e Tiros.
Autor: Luciana Santiago