Funcionários da Cidade Administrativa de Minas Gerais participaram na tarde desta segunda-feira (06/04) da palestra “Atividade física: por que praticar?”, que faz parte das ações de comemoração do Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 6 de abril e do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, e que serão desenvolvidas no decorrer da semana em todo o estado. A palestra foi ministrada pela fisioterapeuta do Núcleo de Saúde Ocupacional, Erodiana Freitas Naves. No final do encontro, os funcionários puderam participar de uma atividade de alongamento coletivo.
Entre as orientações compartilhadas, os participantes aprenderam a diferenciar atividades físicas, que compreendem qualquer movimento corporal que resulte em gasto calórico; e exercícios físicos, que são atividades realizadas de forma planejada e estruturada com o objetivo de manter a saúde física e mental. De acordo com Erodiana, é importante saber diferenciar também as atividades aeróbicas e anaeróbicas. A primeira consiste em atividades como correr, nadar, dançar, movimentos que exigem o consumo de oxigênio para a produção de energia, enquanto o exercício anaeróbico envolve atividades de curta duração que independem de oxigênio.
A partir disso, é possível determinar a intensidade dos exercícios, que pode ser alta, moderada ou baixa, sendo que a intensidade pode ser determinada de acordo com a frequência cardíaca de cada um. Erodiana mostrou ainda, os tipos de exercícios adequados à idade, para pessoas que querem deixar de ser sedentárias e apresentou os cuidados para evitar possíveis lesões. Segundo a fisioterapeuta, o fundamental é que as pessoas tenham informações sobre a prática saudável de atividades físicas. “Essas informações são uma forma de proporcionar às pessoas o entendimento sobre os parâmetros das atividades físicas e a intensidade dessas atividades, entendendo o que ela ganha e como essas atividades podem melhorar a qualidade de vida”, diz.
Entre os benefícios da atividade física está o aumento da resistência dos ossos, prevenindo a perda e ajudando na reposição de cálcio, melhora da função cardiovascular, melhora do humor, da postura e do bem-estar geral, além de ajudar na redução de açúcares no sangue e também no emagrecimento. Entretanto, é preciso estar atento aos cuidados necessários antes de começar qualquer atividade física, como procurar orientações de um profissional de saúde, utilizar roupas e calçados adequados e fazer uso do protetor solar.
Lucicléia Pimenta é funcionária da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e diz gostar de atividades como caminhadas, corrida e de cuidar da alimentação, por isso decidiu participar da palestra. “Gosto de estar bem informada para incluir as informações na minha rotina. E é sempre bom aprender mais sobre o assunto”, garante.
Autor: Luciane Marazzi