Oficinas sobre Rede de Atenção Psicossocial iniciam na ESP-MG

Imagem

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG), realizou nesta terça-feira (10) na Unidade Geraldo Campos Valadão, a aula inaugural das Oficinas de Ação Educacional Para a Formação de Trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

O evento contou com a presença da Superintendente de Educação da ESP-MG, Ludmila Brito e de Humberto Verona, da Coordenação Estadual de Saúde Mental da SES MG. Na aula inaugural, a servidora da Escola, Ana Regina Machado ministrou a disciplina “Políticas e Rede de Atenção em Saúde Mental” para os alunos.

As oficinas

Segundo o coordenador das oficinas, Rodrigo Chaves Nogueira, o objetivo é promover a educação permanente de profissionais para a implantação e o desenvolvimento de práticas de atenção a pessoas com transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no contexto das redes de atenção psicossocial de Minas Gerais. “As Oficinas tem papel fundamental na consolidação dos cuidados em saúde mental no território, com ações nos diferentes pontos de atenção da RAPS, conforme as diretrizes da Reforma psiquiátrica antimanicomial. Devem possibilitar o aparecimento de novas proposições e atores neste campo, de uma apropriação da história, dos problemas e impasses da saúde mental, da construção dos serviços substitutivos. Assim trabalhar no sentido de aprimorar o SUS como a política de saúde, a política a ser sustentada. Este é sem dúvida, o papel de uma instituição como a ESP-MG, a formação de profissionais para a construção de políticas assistenciais públicas e a defesa do SUS”, ressaltou Rodrigo.

Os alunos, trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam no campo da saúde mental são provenientes de 132 municípios mineiros.

Capacitação

Em 2015 foram concluídas cinco turmas, contribuindo para a formação de 200 profissionais e, para 2016, estão previstas a capacitação de mais 280 profissionais que serão divididos em sete turmas.

Autor: Danny Eloi (ESP-MG)

Rolar para cima