A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros iniciou nesta terça-feira (12/01) a realização de três oficinas regionais de promoção à saúde. O objetivo é subsidiar os municípios do Norte de Minas na elaboração da Política Estadual de Promoção à Saúde, levando em conta a visão dos diversos segmentos envolvidos.
As oficinas contam com a participação de representantes dos 53 municípios que integram a área de jurisdição da regional de saúde de Montes Claros. Os trabalhos acontecem no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e vão até quinta-feira (14/01).
A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, destaca a importância da realização das oficinas levando-se em conta que, no ano passado, a Superintendência elaborou diagnóstico sobre a situação da rede de atenção à saúde do Norte de Minas. Com isso, a regional de saúde de Montes Claros já tem levantamento detalhado sobre as potencialidades e os gargalos existentes nos 86 municípios norte-mineiros.
Com base no diagnóstico, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem condições de definir, junto aos municípios, as prioridades de investimentos a serem feitos no Norte de Minas visando a reestruturação da rede de atenção à saúde aliado à melhoria da gestão hospitalar de média e alta complexidade.
A partir desta terça-feira, as informações que serão repassadas aos coordenadores municipais de atenção primária à saúde, para as referências técnicas de promoção da saúde e para profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), possibilitarão às prefeituras sistematizar as informações sobre as diretrizes, eixos operativos, valores e temas que poderão subsidiar a Política Estadual de Promoção da Saúde.
“Com a realização das oficinas regionais, esperamos fortalecer as diretrizes da Política Estadual de Promoção à Saúde tendo como compromisso a transformação da realidade”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da regional de Montes Claros, Renata Fiúza Damasceno. “Esperamos tornar mais visíveis as práticas de promoção à saúde já realizadas nos nossos territórios e os temas prioritários para formulação de uma agenda de promoção à saúde que contemple as especificidades regionais”, ainda de acordo com Renata.
Autor: Pedro Ricardo