O projeto Saúde em Rede, da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG), será composto por oito ciclos e visa a estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), a partir da organização da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Especializada. O primeiro ciclo junto aos municípios iniciou nos dias 25 e 26 de janeiro e contou com representantes da APS e Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) das microrregiões de Saúde de Pirapora e Coração de Jesus.
Após formação, os tutores municipais irão replicar a oficina aos trabalhadores da unidade de Saúde Laboratório em cada um dos municípios, como também fomentar a entrega de vários produtos que irão impactar na organização dos processos de trabalho das equipes participantes. Todos os atores envolvidos irão realizar permanentes monitoramentos até o fim do projeto, para verificação do seu bom andamento.
O evento foi conduzido pelas analistas regionais da GRS-Pirapora, Elisangela Barros Ribeiro e Patrícia Lima Magalhães, que contaram com o apoio das analistas centrais da SES-MG, Cleise dos Reis Costa Piazzalunga e Kátia Fernandes Dornelas; com a apoiadora da ESP-MG, Malu Pereira Ribeiro; como também da analista regional da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Marta Raquel Mendes Vieira.
Para Maria Candida Fiuza Costa Queiroz, gerente regional de Saúde, este projeto constitui um grande desafio, mas necessário para efetivar de fato a integração das redes e fortalecer a integralidade e equidade.
Patrícia Magalhães concorda que se trata de um projeto desafiador, e diz que “trará a oportunidade dos serviços compreenderem e avaliarem o seu papel na Rede de Atenção à Saúde, como também de se organizarem para que, de fato, garantam assistência em rede, possibilitando atendimento integral e resolutivo necessário às diversas situações de saúde dos usuários”.
Para Josiane Magalhães, coordenadora de Atenção à Saúde da Regional, a “expectativa é de que os momentos formativos proporcionados pelo programa fortaleça as Redes de Atenção à Saúde para que sejam cada vez mais resolutivas para a população da região”.
Autor: Regional de Saúde de Pirapora