Atividade marca etapa conclusiva para elaboração do plano de trabalho do programa na região
Os 27 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participaram da oficina para elaboração do plano de trabalho do Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal via Consórcio Público de Saúde (VISA CIS). A atividade foi promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Piumhi (CINSC), na última quinta-feira (26/6), com apoio da Coordenação de Vigilância em Saúde (CVS) e do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA) da SRS Passos.
A oficina teve adesão integral dos municípios da região e consolidou a etapa final de estruturação do programa, cuja vigência será de um ano, com início previsto para agosto de 2025. O plano de trabalho elaborado coletivamente será o instrumento estratégico para a execução e o monitoramento das ações de vigilância sanitária nos territórios, sob gestão consorciada.
Pioneirismo e regionalização
Durante a abertura da oficina, a superintendente Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, destacou o caráter inovador da proposta. “A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem sido pioneira ao pactuar o Programa VISA CIS por meio dos consórcios públicos, como forma de fortalecer e regionalizar a vigilância sanitária. Essa iniciativa busca otimizar o trabalho realizado, garantindo maior eficiência e melhores resultados”, afirmou.
Kátia acompanhou toda a atividade, reforçando a importância da integração entre os entes envolvidos e o compromisso da SRS Passos com o apoio técnico às gestões municipais. “O investimento está na formação de equipes consorciadas, capazes de apoiar os municípios nas ações de vigilância sanitária. Esta oficina é um espaço estratégico para definição conjunta de prioridades, metas e resultados, considerando as especificidades de cada território”, completou.
Participação ativa dos municípios
A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Passos, Camila Ribeiro Correia Amano, avaliou positivamente o encontro. “Nosso objetivo foi construir, de forma participativa, o plano de trabalho para que o consórcio possa auxiliar os municípios. Tivemos adesão de 100% das equipes e todos puderam contribuir com propostas e ações. O resultado foi muito produtivo”, destacou.
A assessora da Superintendência de Vigilância Sanitária (SVS), Patrícia Maria de Faria e Silva, também ressaltou a relevância da atuação consorciada. “A expectativa é que o consórcio consiga oferecer o suporte necessário para que os municípios desenvolvam as ações pactuadas com maior eficiência”, disse.
Para a secretária-executiva do CINSC, Larissa Tatiana Vieira Vianna, o VISA CIS representa um avanço importante. “A iniciativa busca fortalecer as ações sanitárias na Regional de Saúde de Passos, enfrentando desafios históricos da área e contribuindo para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde como um todo”, concluiu.
Por Enio Modesto
Imagem: Enio Modesto